Pular para o conteúdo

Entendendo e quebrando o ciclo vicioso da Depressão – Guia completo.


Olá, sou Marco Antônio Bucco, médico psiquiatra formado pela Universidade de São Paulo e fundador do Canal Saúde da Mente. Hoje, vou falar sobre o ciclo vicioso da depressão, um conjunto de fatores que faz com que, uma vez que a depressão se inicie, ela se perpetue.
O quadro de depressão tem várias causas e vários gatilhos que fazem com que ele comece. Uma vez que a depressão se inicia, existe uma série de sentimentos, ações e pensamentos que fazem com que esse quadro continue, que alimentam o quadro de depressão e fazem com que a pessoa fique aprisionada e não consiga sair da depressão. Eles formam o ciclo vicioso da depressão e é isso que eu vou mostrar para vocês no vídeo de hoje aqui no Canal Saúde da Mente.
Vamos entender como é o ciclo vicioso da depressão. Imagine que iniciou o quadro depressivo e você comece a sentir uma diminuição de energia, um sentimento de fadiga, uma diminuição do interesse em fazer as atividades. O que isso pode levar? Pode fazer com que você comece a ter algumas ações diferentes, pode fazer com que você comece a diminuir as suas atividades, o envolvimento em atividades prazerosas, pode procrastinar responsabilidades, diminuir o próprio autocuidado.
Isso daqui alimenta o quadro de depressão, mas também leva a alguns pensamentos. Por exemplo, “eu não faço nada de útil”, “sou inútil”, “não consigo desempenhar minhas atividades”. Então, o pensamento de que isso nunca vai melhorar, pensamento de desesperança. Você começa a deixar de lado algumas coisas, de repente, recebeu algumas críticas e começa a vir a culpa é minha. Esses pensamentos alimentam o quadro de depressão e fazem com que estes sintomas aumentem.
A depressão normalmente ela acaba ocasionando sintomas e sensações físicas. Essas sensações podem levar a comportamentos de abandono, de deixar de lado, e isso alimenta o quadro de depressão e leva a pensamentos de autocrítica, pensamentos de desesperança. Esses pensamentos alimentam o quadro de depressão e fazem com que a energia, o interesse e a motivação diminuam.
Para a gente poder tratar um quadro depressivo, primeiro passo é a gente identificar esse ciclo na gente, identificar quais são os sintomas, comportamentos e pensamentos que nós fazemos em resposta à depressão. E para gente poder melhorar, a gente tem que usar estratégias que melhorem todos esses três.
Não adianta a gente melhorar só como a gente se sente se os pensamentos continuarem assim, se a gente continuar negligenciando, deixando de lado atividades. Não adianta a gente melhorar o nosso pensamento se a gente não melhora essas outras duas coisas.
Se você já sentiu um quadro de depressão, se você está passando por isso, deixe aqui nos comentários como que é o ciclo de vocês, vocês conseguem se identificar com isso? Se você conhece uma pessoa próxima que está passando por um quadro depressivo, compartilha esse vídeo com ela.
Espero que tenham gostado do vídeo. Não esqueçam de se inscrever no Canal Saúde da Mente e ativar as notificações para receber aviso de quando a gente tem vídeo novo no canal. Nos vemos no próximo vídeo e nas próximas lives. Um forte abraço e até lá.
Fonte: O ciclo vicioso da Depressão por Saúde da Mente