Pular para o conteúdo

Entendendo a fissura anal: causas, sintomas e tratamentos com o Dr. Marcelo Werneck


Olá, eu sou o Dr. Marcelo Werneck, coloproctologista e colonoscopista, e hoje vou falar sobre as fissuras anais.
O que são fissuras anais? Fissura nada mais é do que um machucado, um corte na região do ânus. Algumas pessoas na hora de evacuar fazem um esforço maior ou as fezes estão ressecadas e isso causa um machucado na região do ânus.
Das fissuras agudas, a grande maioria vai cicatrizar sem maiores problemas. Muitas vezes a pessoa machuca, sente que machucou, mas isso vai evoluir para cicatrização sem problema nenhum.
Algumas pessoas quando têm que se esforçar para evacuar. Esse esforço crônico vai machucando repetidas vezes no mesmo lugar. Vai criando um círculo vicioso que o lugar machuca, aí começa a cicatrizar, machucar novamente isso vai causando irritação na região e o músculo do ânus vai ficando mais tenso, mais travado e isso dificulta ainda mais a passagem das fezes, levando a mais traumas na região, mais machucado e isso vem dificultando a cicatrização. Chega um momento que a fissura vira uma fissura crônica, que é um machucado que já tem algumas características de que não vai cicatrizar mais. É aí que a gente tem que entrar com o tratamento. Operar ou fazer um tratamento clínico.
Os tratamentos das fissuras são:
– Primeiramente a melhora do hábito intestinal. O intestino tem que funcionar bem. Quando o intestino não funciona bem, a fissura não cicatriza porque que lugar vai estar sempre machucando de novo. Então a primeira medida em todos os casos é um controle. Quem tem diarreia gente tem que segurar um pouco o intestino, quem tem as fezes ressecadas, nós temos que tentar deixar as fezes mais macias e aumentar a frequência das evacuações.
– Além disso, existe tratamento medicamentoso. Como o músculo da região do ânus vai ficando travado, que é o que a gente chama de hipertonia a gente tem que atuar nisso também. Existem cremes e até medicações por via oral que vão fazer esse relaxamento, com isso a região fica mais bem vascularizada, passa mais sangue ele vai cicatrizar de vez esse machucado.
– Em alguns casos a fissura realmente não responde ao tratamento, então mesmo com o intestino funcionando bem com o uso da pomada não tem uma melhora. E é aí que entra a indicação de cirurgia. A gente tem que tirar aquela ferida e já está com as bordas duras e tecido tipo cicatriz que já não cicatriza bem mais, e vamos deixar ali uma ferida nova. Como se fosse uma fissura aguda. Em alguns casos quando tem a hipertonia, o músculo travado, a gente faz até um cortezinho no um músculo. Que causa um relaxamento da região e que vai melhorar a chance de cicatrizar.
– Outra opção de tratamento que a gente tem para essas pessoas que têm essa hipertonia é, durante a cirurgia, ou seja um tratamento associado à cirurgia, é o uso do botox ou toxina botulínica que causa esse relaxamento da musculatura enquanto ferida cicatriza.
Comparando os tratamentos a gente sabe que o tratamento cirúrgico tem uma resposta melhor, mas ainda assim um tratamento cirúrgico envolve os riscos de anestesia o procedimento em si. A gente deve considerar sempre quais são as melhores propostas de tratamento para cada paciente.
Para mais informações acesse meu site o link está logo abaixo e pode deixar comentários e sugestões o vídeo também vou tentar atender a todos e no próximo vídeo fala sobre as fístulas da região do ânus.
Até lá!

Fonte: O que é FISSURA ANAL? E como é o tratamento? | Dr. Marcelo Werneck por Dr. Marcelo Werneck