Pular para o conteúdo

Entenda o que é Retinopatia Diabética e Edema Macular Diabético com o Dr. Responde.


Olá! Hoje, a TV Seguir a 0 nos traz aqui o Professor Doutor André Vieira Gomes, presidente da Sociedade de Repente de Vida. E nós temos agora perguntas dos internautas.
Na primeira pergunta, esclarecer o que a Retinopatia Diabética e o que é a Edema Macular Diabético. É a mesma doença, doença diferente? Como é que isso acontece?
Toda essa campanha de esclarecimento é muito oportuna porque existe aquela ditado e eu acho que em diabetes, no tocante à oftalmologia, está muito vago. É “se cuidar não vai faltar”. O que acontece é que em uma grande porcentagem de pacientes com diabetes, tanto aqueles que adquirem diabetes mais cedo na vida, como mais tardiamente, com o longo com o passar do tempo, o controle ou descontrole dessa enfermidade, ele pode começar a apresentar, como em outras partes do organismo, complicações oculares.
Essas complicações oculares, a mais principal é a retina. A Retinopatia Diabética é quando a parte profunda do olho, chamada de retina, começa a ser afetada pela doença. Isso pode levar a perdas consideráveis e perdas graves de visão, inclusive a cegueira, se não for tratada em tempo.
Mas com todos os avanços que nós temos hoje em dia com o tratamento adequado, monitoramento e adequada vigilância do paciente e do médico, isso não acontece mais na imensa maioria dos casos, seja a Retinopatia Diabética pode ser prevenida.
Na retina, Edema Macular Diabético, essa rede não pode é diabética, afeta esse “filme” da câmera como se fosse assim. Embora hoje as câmeras sejam todas digitais, mas a parte que reveste o olho por dentro em que você tem hemorragias, você tem áreas e descolamento de retina, e essas alterações vão se agravando no decorrer do tempo, podendo causar baixas importantes de visão.
Em meio a isso tudo, existe uma porção central principal da retina chamada de mácula, e essa mácula, por todas essas alterações circulatórias, hemorrágicas e de vazamento que temos no local, ela se incha com líquido. Esse é o famoso Edema Macular Diabético, e é a principal causa de perda visual nos indivíduos com essa enfermidade.
E hoje em dia, tem tratamento. Você fazendo diagnóstico precoce correto, iniciando o tratamento pelo especialista em Retina de uma maneira adequada, sua visão vai ser preservada e mesmo melhorada nos casos em que ela já começou a ser afetada. O que os internautas perguntam é esse tratamento: enfim, a senhora tem cura e vai tratar por um tempo?
Muito tempo. O diabetes é uma doença ingrata. Todo portador do diabetes sabe muito bem disso e a tendência é que, no início da doença, por ela ser bastante assintomática, é muito negligenciada, então isso é enfatizado pelo endocrinologista. Esqueça esse fato de negligenciar o diabetes no início, o que acaba complicando não só a expectativa de vida, mas aumentando a incidência de complicações ao longo da vida.
Então, caso envolvendo a diabetes é uma doença crônica, é tratada, mas como a doença básica que é o diabetes existente no corpo inteiro, não é curado. Você tem que ser acompanhado, tratado também para o futuro. O especialista em Retina continuará por muito tempo, e mais, isso vai garantir a permanência de sua visão e preservação de sua visão.
Não gostaria que vocês não seguisse na página www.vejambemviverparasempre.com.br como companhia.
Muito obrigado a todos.
Fonte: Dr. Responde – O que é Retinopatia Diabética e Edema Macular Diabético? por Veja bem, veja para sempre