Pular para o conteúdo

Dor no joelho ao correr – Causas e exercícios para prevenção e tratamento.



Dicas para Corredores

Olá, eu sou Valery Mello e hoje estou com o Cauê, fisioterapeuta que me acompanha desde Chicago 2016, quando corri uma maratona. Só Cauê me ajudou muito com um pouco de dor no começo da corrida, passando com calma, tudo melhorou. Então eu falei: vamos conversar com o Cauê para dar dicas para os nossos queridos amigos corredores que têm algumas dores e estão com algumas dúvidas. Vamos lá!

Apresentação do Cauê

Cauê se apresenta:

“Tudo bom pessoal, meu nome é Cauê, sou fisioterapeuta, minha especialidade é fisiologia do exercício e biomecânica. Se você ainda não está inscrito aqui no canal e você sente dores e etc, quer saber sobre tênis, se inscreva e deixe o seu like.”

Dores no joelho durante a corrida

Valery Mello pergunta ao Cauê: “Dor no joelho ao correr, o que pode ser?”

Cauê responde: “Principalmente na hora da corrida, a postura. Muita gente começa a correr com o tronco muito reto, muito ereto e às vezes levemente inclinado para trás, e somente a alavanca de força para o joelho. O joelho começa a absorver impacto demais, quando o ideal é de 7 a 10 graus de inclinação à frente. Com isso, você divide alavanca de força para glúteo e para o joelho também. E aí, obviamente, o fortalecimento, todo o trabalho para fortalecer a musculatura, com certeza é o problema do corredor. Ele começa a visar somente aquele esporte, a corrida. Põe o tênis e sai para correr. A gente tem que priorizar a partir de fortalecimento muscular, que é o que vai absorver nosso impacto no dia a dia. Também tem algum exercício que te ajude.”

Exercícios para fortalecimento muscular

Cauê mostra alguns exercícios em alguns ângulos para trabalhar equivalência na alavanca para quadril e alavanca para joelho:

  • Fundo específico para corrida
  • Posterior de coxa
  • Búlgaro com inclinação do tronco à frente

É importante frisar que quem tiver a mesa flexora seria melhor do que esse exercício se calhar uma forma mais adequada. Como intuito aqui é para 6 exercícios que você possa ter noção executar na sua casa. Pode fazer esse daqui ó, sempre bom frisar, posterior de coxa. Eu indico esse daqui se você for fazer na sua casa com tornozeleira seria legal repetições mais altas, então três séries de 15, 3 séries de 20 está bem feito. Quem tiver a oportunidade de realizar esse movimento de posterior de coxa numa mesa flexora é muito melhor, tem muito mais eficiência no movimento. E eu vou mudar uma coisinha aqui para gente trabalhar absorção de impacto. Então, valendo, você vai subir com as duas, puxa com as duas, volta só com uma. Isso de forma aqui agente vai estar trabalhando o movimento excêntrico. Ou seja, a volta do movimento, absorção do impacto, vai te deixar mais preparado no momento da corrida.

A importância do fortalecimento muscular

Valery Mello ressalta: “Então, Cauê, é importante falar essa questão do fortalecimento muscular, não é? Para prevenir as dores e um monte de coisa, né?”

Cauê concorda: “Com certeza, Valery”.

Valery Mello agradece: “Obrigada por todas essas dicas, e quem quiser saber mais, eu vou deixar aqui na descrição do vídeo as informações para você encontrar o Cauê.”

Fonte: DOR NO JOELHO ao CORRER, o que pode ser? (+ EXERCÍCIOS) por Tênis Certo