Pular para o conteúdo

Entenda o que é Esôfago de Barrett e seus sintomas.


Hoje vamos falar sobre uma doença chamada Esôfago de Barrett, que ocorre em decorrência da doença do refluxo. É uma complicação em que ocorre uma substituição do revestimento do esôfago por um tipo de revestimento mais resistente. Quando o ácido volta em decorrência do refluxo, pode ocorrer uma queimadura e depois de múltiplas fiscalizações ao longo de anos, como forma de defesa, pode ocorrer a substituição desse revestimento intestinal.
Esse revestimento permite que o ácido não cause sintomas objetivos em decorrência do refluxo. O diagnóstico é feito através da endoscopia, no momento em que o médico reconhece essa substituição, porque ocorre uma mudança na coloração desse revestimento.
A importância está em que essa lesão pode levar à degeneração e à progressão da doença. Em primeiro lugar, devemos identificar se isso se trata de Esôfago de Barrett, através da confirmação do exame microscópico.
No momento em que se faz esse diagnóstico, temos que colocar esse paciente em acompanhamento periódico através da endoscopia, para ver a estabilidade dessa substituição e se existem alterações inflamatórias decorrentes desse processo de refluxo. O tratamento vai depender do grau de comprometimento dessa substituição e se existem sinais de progressão.
O tratamento está relacionado à parada do refluxo através de dois tipos de opções de tratamento: o uso de medicamentos que bloqueiam a produção de ácido ou através de uma cirurgia que corrige o refluxo e as causas que podem ser várias.
Isso é importante para identificar e tratar a doença antes da progressão. Com o diagnóstico correto e o tratamento adequado, essa doença pode ser controlada e a vida do paciente pode ser mantida com qualidade.
Fonte: Esôfago de Barrett por IAD – Instituto do Aparelho Digestivo