Pular para o conteúdo

Compreendendo a Dor no Peito: Causas e Diferenças entre Problemas de Esôfago e Coração

Alerta sobre dor no peito

Olá pessoal, eu sou o André Brito, cardiologista clínico intervencionista. O motivo desse vídeo é alertar vocês sobre um dilema muito frequente em nossa prática clínica: afinal, dor no peito é esôfago ou é coração?

Recentemente, nossa equipe teve o prazer de atender Dona Maria (nome fictício). Ela tinha, na época, 55 anos e vinha com uma dor em queimação no peito desde o início do ano passado. Era uma paciente que não tinha muitos fatores de risco para doença coronária, além da idade, como tabagismo, pressão alta, diabetes, colesterol alto, cigarro, genética na família, enfim. E ela vem com essa dor em queimação e sempre pensando que só devia ser do esôfago. Porém, a dor dela não tinha relação com alimentação, irradiava para o braço, então é uma dor em queimação no peito difusa e radial para o outro braço.

Como a dor veio piorando lenta e gradualmente, tanto em intensidade quanto em duração e em frequência, ela acabou procurando o hospital depois de três meses. Três meses sentindo os sintomas achando que é esôfago. Pois bem, descobriram no hospital que na verdade não se tratava de problema do esôfago, mas sim uma obstrução grave na principal artéria do coração, que foi tratado com stent. Ela saiu super bem, o que é importante a gente lembrar disso.

O esôfago, quando dá sintomas de queimação, geralmente tende a estar associado com os alimentos, geralmente depois que se alimenta é uma queimação que vem na boca do estômago, sobe até a região cervical da boca e às vezes volta, uma secreção azeda que é o refluxo gastroesofágico. Uma dor em queimação que tá piorando, que não tem relação com a alimentação e que irradia para o braço, até que se prove o contrário, é uma jenna. Bom, então tome bastante cuidado se souberem de conhecido, de amigos, de familiares que têm sintomas parecidos e que principalmente estão piorando ao longo dos dias da semanas, melhor ir no pronto-socorro e avaliar. Óbvio, liga primeiro por causa do lojista da família, caso não tem um cardiologista, não consigo uma consulta ou é não consiga falar com colega, vai um pronto-socorro, porque isso pode ser uma angina progressiva, como era dessa senhora, e que pode gerar uma situação crítica até custando a vida.

Os sintomas que são mais crônicos, ou seja, a pessoa já tem isso já tem meses, 3, 6, um ano, é mais tranquilo, é uma coisa mais estável, desde que esteja se mantendo no mesmo patamar. Sempre que um sintoma desse começa a piorar, como piorou dela intensidade mais alta, tá vindo mais frequentemente e tá durando mais tempo, opa, tem alguma coisa estabilizando. A gente precisa, nesses casos, agir rápido.

Bom, obrigado.

  • Dor no peito pode ser confundida com problemas no esôfago ou no coração;
  • Sintomas como queimação que pioram com o tempo e irradiam para o braço podem indicar um problema cardíaco;
  • Em casos de piora dos sintomas, é importante buscar atendimento médico imediatamente;
  • Os sintomas crônicos devem ser monitorados e qualquer piora deve ser avaliada por um médico.

Fonte
Dor no peito em queimação – é problema de esôfago ou de coração ? por Dr André F L Brito