Pular para o conteúdo

Entenda a úlcera péptica: sintomas e tratamentos.

Úlcera Péptica – Sintomas e Tratamentos

A úlcera péptica é uma úlcera que pode ser do estômago ou do duodeno. É causada pelo excesso de ácido no estômago ou no duodeno. Os sintomas mais comuns são:

  • Queimação na região do epigástrio, abaixo do osso da costela, na boca do estômago, onde gera uma queimação muito forte com azia.
  • Tudo o que come fica parado no estômago e certa dificuldade para digerir.
  • Dor intensa no duodeno.

Em decorrência do aumento de ácido desses sintomas, você pode ter outras manifestações.

Hoje em dia, o tratamento é basicamente associado ao uso de bloqueadores da bomba de próton, o remédio mais comum que tem é o omeprazol, você pode tomar a dose de 40 ou 80mg.

Em função de existirem outras doenças que devem se fazer o diagnóstico diferencial, nós devemos diferenciar a úlcera péptica. Nós recomendamos que seja feita uma endoscopia e que se trate em função do achado endoscópio.

Muitas vezes o paciente está numa fase de vestibular ou de grande stress emocional e tem essa dor. Pode se tratar com omeprazol ou com essas pastilhas de antiácidos. Se desaparecer, é porque estava associada ao stress, um grande momento emocional.

Mas se o sintoma persistir apesar de jovem, nós devemos solicitar que um médico peça a endoscopia para investigar.

Se for acima dos 40 anos, mesmo com sintomas muito vagos e esporádicos, devemos fazer o diagnóstico diferencial e solicitar a endoscopia.

Espero ter sido didático para explicar que nos jovens é possível suportar um quadro agudo associado ao stress, mas nos pacientes com mais idade, já pode ser a manifestação de uma doença, por exemplo, úlcera péptica ou outras doenças que necessitamos fazer o diagnóstico diferencial. A endoscopia é o exame número um para essas situações.

Espero ter ajudado na sua dúvida.

Fonte
Úlcera péptica: o que é e sintomas | Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM 22.761 por Prof. Dr. Luiz Carneiro