Pular para o conteúdo

Entenda a Distonia na Mão, também conhecida como Cãibra do Escrivão.

Olá, tudo bem? Se você tem interesse sobre o tema de distonia tarefa específica, câimbra do escrivão ao câmbio do músico, fica até o final do nosso vídeo que hoje iremos falar sobre isso.

Olá, meu nome é Dr. Willian Rezende do Carmo, sou médico pneumologista fundador da Clínica Regenerate e no meu canal falamos sobre números de geral distúrbios do movimento do somma emoções e vários outros temas e sempre temos semanalmente o neurônio. Se você quiser receber notícias sobre nossos novos vídeos, se inscreva em nosso canal e clique no sininho para receber as notificações.

A distonia tarefa específica é uma doença do sub movimento, na qual músculos acabam tendo uma contração, um tônus aumentado de forma involuntária. Existem várias Tony Santos, sendo uma das mais famosas a distonia cervical, na qual a pessoa fica virando o pescoço.

Essa distonia cervical chamou muita atenção porque a pessoa está virando o pescoço, mas existem vários outros tipos, como a distonia do tremor no parque, a distonia do pé, da mão, do rosto, da língua, entre outros. Se uma pessoa tem uma distonia apenas durante uma tarefa específica, é chamada de distonia tarefa específica. A mais comum de todas é a câimbra do escrivão e a câimbra do músico.

A câimbra do escrivão acontece quando uma pessoa está escrevendo e durante o ato de escrever acaba tendo contraturas involuntárias da mão, seja de abrir a mão ou de contrair a mão de forma involuntária. Isso normalmente acontece quando a pessoa já está escrevendo durante algum tempo, e quando é uma pessoa que se escreve muito e muitas vezes de forma muito repetitiva, como o músico também para estudar música o que é a prática do com instrumento, ele tem que ficar horas e horas fazendo muitos movimentos repetitivos, muitos movimentos repetitivos, e em determinado momento pode simplesmente ter abertura com dívida do quadratura ou tratamento de algum dedo que atrapalha a execução da música, e isso é chamado de distonia tarefa específica, que é quando faz especificamente aquela tarefa.

Se um pessoa tem a distonia do músico, ela vai escrever, ela não tem distonia do escrivão, e se a pessoa tem a distonia do escrivão e vai tocar música, também não vai ter, porque a distonia não está no braço, não está na mão, não está no áudio, ela está no cérebro, na programação neural que manda o sinal para execução dos músculos.

Nessa programação pode acontecer um erro na hora que está executando muito aquela programação de enviar sinais errados, e quando envia um sinal errado tem a distonia. Essa distonia é de característica genética. Tanto que em 25% dos casos onde uma pessoa tem distonia tarefa específica, como a câimbra do escrivão, existem outras pessoas na família com alguma distonia tarefa específica também.

A distonia sempre está relacionada com tarefas repetitivas. Se a pessoa pode ser qualquer tarefa repetitivo que ficou, se for fazer crochê, pessoal, está fazendo crochê. Como eu já conversei com você, começa a ter alguma contração involuntária, é uma distonia tarefa específica.

Trata-se tipicamente com medicamentos, como o tremor fugiu, antigo Biperiden, más antigamente também usado para tratamento de Parkinson. Que ajuda a diminuir um pouco a quantidade de sintonia, mas ele não zera a sintonia e pode também se tomar Primidon, baclofeno, mas esses medicamentos acabam dando uma sonolência durante o dia.

O tratamento muito bom em específico é a toxina botulínica, é um botox. Ou disposto por exemplo guiado pela eletroneuromiografia com mapeamento. Por exemplo, se o dedo estica o dedo do meio tá esticando para cima, você põe agulha para saber qual músculo tá fazendo o dedo levantar para cima. Na hora que a pessoa está fazendo aquela tarefa aparece a específica, dispõe as agulhas, mapeia, põe a pessoa e o indivíduo vai tocar piano ou escrever. Descobre exatamente qual que é o músculo que está fazendo com o movimento involuntário, e naquele músculo especificamente você injeta a toxina botulínica somente nele para que ele fique mais fraco, tenha menos tarde contração e não execute o movimento durante a tarefa.

Apessoa modifica a forma dela de fazer a tarefa específica dela. Bem, também existe o componente emocional. Se a pessoa quanto mais ansiosa ela está, quanto mais pensa ela está aquela sabe que vai vir a distonia e vai atrapalhar a performance dela, maior é a chance de ver a distonia. E nesse caso, a gente trata também o componente emocional. Temos uma boa chance de reduzir ou minimizar a sintonia da pessoa durante aquele momento. O que há, o componente emocional tá atrapalhando a execução do movimento, agravante distonia, ele não modifica a distonia, mas ele modifica um componente que amplifica a distonia.

Se você gostou do nosso vídeo, dê aquele like, compartilhe o nosso vídeo, se inscreva em nosso canal e veja os outros vídeos que nós temos em nosso canal, pois conhecimento quanto mais compartilhado melhor para todos. Abraço até mais!

Fonte: Distonia na Mão – Cãibra do Escrivão por Regenerati – Dr. Willian Rezende