Pular para o conteúdo

Embolia Pulmonar: Causas, Sintomas e Tratamentos.


Olá, sou Doutor Alexandre Amato, cirurgião vascular do Instituto Mato. Hoje vou falar sobre embolia pulmonar.
A embolia pulmonar é uma complicação temida da trombose venosa profunda. Já falamos sobre trombose venosa profunda em nossos vídeos, e agora vamos nos aprofundar um pouco mais nessa complicação. Essa é uma complicação que pode levar à morte e, por isso, precisamos ficar atentos a ela.
Na verdade, é exatamente por causa da embolia pulmonar que todos precisam se preocupar com a trombose venosa profunda. A trombose venosa profunda em si não leva à morte, mas se ocorrer a complicação da embolia pulmonar, essa sim pode levar ao óbito.
Então, o que é embolia pulmonar? A embolia pulmonar ocorre quando um trombo (coágulo sanguíneo) obstrui a artéria pulmonar. Essa obstrução causa uma área do pulmão em que existe ventilação, mas não circulação. Essa área onde não há circulação vai entrar em isquemia, morrer e, por fim, levar a uma perda de capacidade de troca de oxigênio e gás carbônico. Isso pode levar o paciente à morte.
A embolia pulmonar é uma doença frequente: ocorrem mais de 150 mil casos por ano, que equivalem a 25 casos a cada 100 mil habitantes. Quando ocorre, você pode sentir dor torácica, tosse, às vezes, escarro hemoptóico e, muito frequentemente, a falta de ar.
A embolia pulmonar tem vários tamanhos de vasos e tamanhos de coágulos que podem levar a uma embolia pulmonar. Quando o coágulo é pequenininho e obstrui uma artéria pulmonar pequena e distal, essa embolia pulmonar pode ser pequena. Mas, quando o coágulo é maior e obstrui uma artéria maior, a área de isquemia vai ser maior, e isso vai causar uma repercussão maior no sistema cardiovascular do paciente.
Mais frequentemente, o coágulo é proveniente de uma trombose venosa dos membros inferiores. Pacientes com trombose venosa profunda têm um trombo nos membros inferiores, que vai se desprender e, aí, mudar de nome e passa a se chamar embolia pulmonar. O embolia pulmonar vai para o coração do paciente, que é onde ele vai precisar de oxigênio.
Portanto, se você tem uma trombose venosa profunda, fique atento aos sintomas, como dor, edema e inchaço nos membros, normalmente associado também a algum fator de risco, como trombofilia, trombose venosa prévia, uso de anticoncepcionais, sedentarismo, ficar imobilizado no leito, traumas, politraumatizado. Tudo isso pode ser um fator de risco para uma trombose e, consequentemente, para uma embolia pulmonar.
A embolia pulmonar é uma emergência. Se você suspeitar que está sofrendo de embolia pulmonar, vá ao hospital para receber tratamento. É necessário chegar ao pronto-socorro para fazer o diagnóstico cedo e iniciar o tratamento rapidamente. Existem vários tratamentos: cirúrgico, com a tentativa de retirada do trombo, ou com anticoagulantes. Tudo vai depender de cada caso.
Então, uma dica prática para todo mundo é que, se você fez uma cirurgia de qualquer coisa que seja um fator de risco para trombose venosa e começou a ter falta de ar ou dor no peito, escarro com sangue, por favor, fale com seu médico e vá direto ao pronto-socorro para fazer uma avaliação se é ou não é uma embolia pulmonar.
Fonte: Tudo o que Você Precisa Saber Sobre Embolia Pulmonar! por Amato – Instituto de Medicina Avançada