Pular para o conteúdo

Dúvidas sobre a Pílula do Dia Seguinte.






Contracepção de Emergência

Contracepção de Emergência

Olá, meu nome é Juliana Matos, ginecologista e obstetra do Instituto Amato. Hoje vamos conversar um pouco sobre algumas dúvidas do uso de contracepção de emergência.

  • O que é a contracepção de emergência?
  • Quando deve ser usada?
  • Por que não deve ser usada como método anticoncepcional?
  • Qual a dosagem hormonal da contracepção de emergência?
  • Como usar a contracepção de emergência?
  • Qual a diferença entre a dose única e os comprimidos a cada 12 horas?

A contracepção de emergência é quando usamos uma medicação para evitar a gravidez naquele período em que tivemos relação sexual desprotegida. Isso pode acontecer em casos de falha do preservativo masculino, falha do anticoncepcional ou em casos de agressão sexual. É importante ressaltar que a contracepção de emergência não deve ser usada como método anticoncepcional mensal.

É comum vermos mulheres que não querem usar o anticoncepcional hormonal, mas que acabam recorrendo à contracepção de emergência como método anticoncepcional. Isso é errado, pois a dosagem hormonal da contracepção de emergência é muito alta e pode desregular o ciclo menstrual. Além disso, mulheres com propensão a trombose podem apresentar riscos de acidentes cerebrais vasculares nesse período.

Para usar a contracepção de emergência, é importante ter uma orientação médica. Ligue para o seu médico ou procure um pronto-socorro em casos de agressão sexual. A contracepção de emergência pode ser feita com comprimidos, sendo uma dose única ou dois comprimidos a cada 12 horas.

Se você tiver mais dúvidas, entre em contato com o seu ginecologista e inscreva-se em nosso canal. Não se esqueça de dar o seu like e ativar o sininho de notificações para receber mais vídeos.

Fonte: Dúvidas de Contracepção de Emergência: Pílula do Dia Seguinte. por Amato – Instituto de Medicina Avançada