Pular para o conteúdo

Dor na coluna: causas e tratamentos para a escoliose


Por que tratar escoliose? – Escoliose Brasil

Por que tratar escoliose?

Olá pessoal, bem-vindos a mais um conteúdo do Escoliose Brasil. Hoje, o tema é por que tratar escoliose. Escoliose dói, nas minhas fotos eu tenho mais dor porque tenho escoliose. Acompanhe nossos vídeos para você entender um pouquinho mais sobre esse tema.


Estudos sobre dor em pessoas com escoliose

Vou mostrar hoje para vocês dois estudos muito importantes com o tema de dor causada pela escoliose. Esses estudos foram bem grandes, o primeiro teve a duração de 40 anos, vejam só! E o que que eles perceberam? Que adultos que têm escoliose sentem mais dor do que adultos que não têm escoliose. Eles têm cerca de três vezes mais dor crônica comparada com quem não tem escoliose.

Além disso, adultos que não cuidam da coluna, não fazem exercícios físicos e são sedentários, têm 20 vezes mais chance de ter uma dor severa comparada a quem não tem escoliose. Então, muita atenção! É muito importante cuidar da sua coluna se você tem escoliose.

O segundo estudo é chamado de estudo longitudinal e é muito difícil de fazer esse tipo de estudo. Eles acompanharam as mesmas crianças por 20 anos. O que eles perceberam foi que quando elas chegavam aos 15 anos, elas faltavam mais da escola por conta do nível de atividade física menor e dor na coluna. E quando elas chegavam aos 20 anos, também faltavam mais do trabalho por conta da dor na coluna devido à escoliose.

E tem um estudo também muito importante que avaliou mais de mil pessoas adultas. Eles viram que quem tem escoliose tem cerca do dobro de dor comparado com quem não tem escoliose. E um dado bem importante é o meu alerta aqui nesse vídeo para vocês: quando eles compararam o nível de atividade física entre os grupos de escoliose e sem escoliose, quem tem escoliose faz menos atividade física, metade do que tem não tem escoliose. Ou seja, se você ouviu a frase “não faça educação física, não faça exercício, não pule, não corre, não dança”, não faça isso, porque é um erro.

A Ciência hoje já sabe que se você não faz atividade física, tem maior chance de ter dor na coluna, seja por causa da escoliose ou não. Mas se você tem escoliose e não faz atividade física, vai ser um salto ainda maior, vai ser um perigo ainda maior. Você vai ter muito mais chance de ter dor na coluna. Lembre-se que a dor na coluna é a doença que mais incapacita pessoas em todo o mundo. Ela é uma epidemia, dor nas costas é responsável por gastos astronômicos no mundo todo.

Então, se você tem escoliose e não faz atividade física, isso é um perigo. Fique atento nesse vídeo. Vamos mudar o raciocínio? Atividade física é altamente indicada para quem tem escoliose. E claro, faça uma avaliação com o seu fisioterapeuta especializado e com seu médico especialista em escoliose para entender quais são os melhores exercícios para você. E se for o tratamento da fisioterapia, existem exercícios específicos comprovados cientificamente.

Nós do Escoliose Brasil usamos o nosso método do S4. Se você gostou desse vídeo, sente dor na coluna, tem escoliose ou conhece alguém que parou de fazer atividade física por causa da escoliose, manda esse vídeo. Compartilhe! Nós precisamos ajudar as pessoas que têm escoliose. Dê um like nesse vídeo, acione o Sininho aqui para você continuar recebendo conteúdos baseados nas maiores evidências científicas e até a próxima.


Fonte: A CAUSA DA DOR NA COLUNA COM ESCOLIOSE por Escoliose Brasil – Dr. Rodrigo Andrade

Marcações: