Pular para o conteúdo

Dor ao caminhar: entenda a doença arterial e a claudicação intermitente.


Olá, sou Doutora Alexandra Matos, cirurgiã vascular do Instituto Amato. Hoje vou falar sobre a Claudicação Intermitente.
O que é a Claudicação Intermitente? Claudicar no dicionário de português é mancar, mas Claudicação Intermitente é um sintoma da Doença Arterial da Aterosclerose e da Doença Arterial Obstrutiva Periférica que já comentei em outros vídeos.
A Claudicação Intermitente mais típica ocorre em membros inferiores. Quando há uma obstrução da artéria, não chega sangue suficiente para nutrir os músculos. Então, o que o paciente vai sentir é dor e essa dor aparecerá quando a musculatura precisar de mais oxigênio, geralmente durante exercício físico, que pode ser uma mera caminhada.
O paciente sentirá a dor da seguinte forma: caminhará uma determinada distância e começará a sentir dor. Essa dor se tornará intolerável e ele precisará parar. Por causa disso, ele vai descansar um pouco e voltar a caminhar. Essa distância tende a ser sempre igual, mas ela pode aumentar ou diminuir com a progressão ou tratamento da doença.
A Claudicação Intermitente pode ocorrer em membros superiores também, se fizer exercícios com obstrução arterial. Pode haver comprometimento da musculatura pela falta de oxigênio e acaba desencadeando uma dor semelhante.
Quando isso acontece na vida normalmente, para as mulheres, por exemplo, ao realizar atividades como lavar uma roupa, pentear o cabelo, fazer o cabelo por mais tempo, pode demandar mais oxigênio do que a artéria consegue suprir e acaba causando essa dor, que é uma espécie de madura em constricção e tem que esperar um pouquinho para continuar.
Além disso, existe também a Claudicação Intestinal, que é um pouquinho diferente. Ela ocorre depois da alimentação. Então, o paciente come e precisa de mais oxigênio para funcionar. Se as artérias do paciente não estiverem obstruídas pode não haver esse fornecimento de oxigênio e o paciente sentirá uma dor após a alimentação, chamada Claudicação Intestinal.
Todas elas são decorrentes de uma doença crônica, não uma doença aguda, não é algo que aparece da noite para o dia. É uma doença que evolui lentamente e progressivamente. Normalmente começa cedo na vida, as primeiras lesões e com a persistência dos hábitos de vida maléficos, como o tabagismo, o sedentarismo, alimentação errada com muita gordura, todos esses fatores acabam levando a progressão da doença e do aparecimento dos sintomas.
Uma dica para melhorar os sintomas é a hidratação. Tomar bastante água e líquido tende a melhorar os sintomas da Claudicação.
Gostou do nosso vídeo? Curta, compartilhe nosso canal, clique no sininho e até a próxima!
*Música*
Fonte: Claudicação intermitente. Dor ao caminhar. Dor para andar pode ser doença arterial. por Amato – Instituto de Medicina Avançada