Pular para o conteúdo

Doenças nas Unhas: Além da Micose


Olá pessoal, recentemente fizemos um vídeo sobre micose de unha. A micose de unha é um problema muito comum, porém nem toda alteração que temos na unha é causada pela micose. É importante que também conheçamos outras causas que levam à alteração das unhas, pois o tratamento pode ser diferente.
Nesse vídeo, vamos falar de quatro causas que podem levar ao comprometimento das unhas. Antes disso, gostaria de lembrar que o nosso canal fala sobre dermatologia e cuidados com a pele e cabelos. Se você se interessa por esses assuntos, não deixe de se inscrever.
As três primeiras causas que vou falar são doenças inflamatórias e geralmente comprometem várias unhas. A dica para diferenciar a micose de unha é o comprometimento das unhas. Quando uma pessoa tem o comprometimento de múltiplas unhas, é um fator a mais para pensar nessas outras doenças que também podem atacar.
1. Psoríase: É uma doença que ataca a pele e pode acometer as unhas. Quando a pessoa tem lesão na pele e nas unhas, é mais fácil de identificar. Mas às vezes, a pessoa só tem lesão de unha e a lesão de pele é muito discreta. Quem sofre de psoríase nas unhas, muitas vezes a unha fica descolada, espessa, rugosa, com pontos de depressão em toda a unha e pode mudar de cor. O tratamento vai depender da intensidade da doença.
2. Líquen Plano: Também acomete a pele e a unha. As alterações tendem a ser mais discretas, mas em alguns casos a unha fica completamente destruída ou alterada em relação à sua anatomia original.
3. Alopecia Areata: Gera áreas de perda de cabelo, mas também pode afetar as unhas. A pessoa pode ter alguns pontinhos deprimidos na unha ou às vezes, algumas alterações em que as unhas ficam rugosas e deformadas.
4. Melanoma: É um câncer muito perigoso e pode afetar a região da matriz, cutícula e unha. Faz uma mancha escurecida na unha, principalmente na região da cutícula. Esse escurecimento em uma unha específica é um sinal de alerta para o melanoma, que pode disseminar para outras regiões do organismo. Nem toda unha que está escurecendo é um sinal de melanoma, mas se há progresso na mancha isso pode indicar o câncer.
Outros problemas de unha geralmente acometem várias unhas ao mesmo tempo. O escurecimento das unhas pode ser causado pelo uso de medicamentos ou pode ser constitucional. Nem toda unha que está escurecendo é um sinal de perigo, mas se uma unha específica está escurecendo e essa mancha está aumentando e progredindo para a região da cutícula, é um sinal de alerta.
Essas são quatro causas que são importantes que a gente conheça para não confundirmos com a micose de unha e termos um tratamento adequado. É importante buscar ajuda médica para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.
Fonte: Nem Tudo é Micose – Outras Doenças que Afetam as Unhas – Dr. Paulo Müller Dermatologista. por Dr. Paulo Müller