Pular para o conteúdo

Dieta pós-cirurgia de amígdalas e adenoides: Dicas de um otorrinolaringologista e nutricionista


Olá pessoal, tudo bem? Vocês têm dificuldade em descobrir qual é a melhor alimentação para pós-operatório de amígdalas em adultos ou crianças e também para a cirurgia de adenoide em crianças? Vocês sabiam que a Regina Leal é nutricionista e fez um trabalho científico sobre este assunto? É lamentável que às vezes pode ser angustiante, por isso convido vocês a assistir a um vídeo em que eu explico como é feita a cirurgia de amígdalas. Agora, vou falar exclusivamente com a Regina sobre o pós-operatório e a alimentação.
Regina, tudo bem?
Tudo bem! Então pessoal, vamos falar um pouquinho da alimentação pós-operatório da remoção das amígdalas em crianças e adultos ou adenoide em crianças. Vamos seguir em duas situações na alimentação.
Na alimentação de adolescentes, é muito importante que a gente respeite os três primeiros dias de alimentação. É recomendado que eles consumam alimentos gelados, como geladinho, bolinha de gelo, etc. É importante cuidar também da temperatura dos alimentos e não deixar que eles estejam muito quentes. Durante esses primeiros dias, a alimentação fica um pouco comprometida, por isso é possível utilizar papinhas e sorvetes, mas é importante evitar alimentos sólidos para não causar dor e sangramento. Alimentos salgados podem ser consumidos, desde que não estejam muito quentes. Sucos naturais, açaí gelado, iogurtes e gelatinas também podem ser úteis no pós-operatório.
Nas crianças um pouco mais sensíveis, é interessante utilizar alimentos mais naturais, como sementes, aveia em flocos, saladas e proteínas que podem ser trituradas para facilitar a mastigação. É importante evitar alimentos industrializados.
Na alimentação de adultos, é importante ressaltar que o pós-operatório é muito mais sofrido do que em crianças. O período de recuperação pode levar até quatro dias e a dor pode persistir por até 10 dias. Portanto, é necessário manter uma alimentação correta e adequada, sem esquecer de seguir a medicação prescrita e respeitar os horários. Alimentos de fácil digestão são importantes para facilitar o trânsito intestinal, assim como a ingestão de líquidos para evitar a prisão de ventre. É importante evitar alimentos que possam irritar a garganta, como alimentos muito quentes e ácidos.
Não podemos esquecer também que a medicação pode causar sintomas de gastrite ou outras complicações. Por isso, é recomendado evitar fumar e seguir a prescrição médica corretamente.
Por fim, é importante lembrar que cada caso é único e que é fundamental seguir as orientações médicas e nutricionais adequadas ao seu caso. Se surgir qualquer dúvida, não hesite em buscar auxílio especializado.
Espero que tenham gostado dessas dicas. Não se esqueçam de deixar um comentário aqui embaixo caso tenham alguma dúvida ou sugestão. Se inscrevam no canal e compartilhem com amigos e familiares que possam se interessar pelo assunto. Até o próximo vídeo!
Fonte: Dieta: O que COMER após CIRURGIA de amigdala e adenóide. Dicas de um otorrino e nutricionista. por Dr. Paulo Mendes Jr – Otorrino em Curitiba