Pular para o conteúdo

Dieta para colite ulcerativa: alimentos recomendados e evitados


Recentemente falamos aqui no canal sobre as causas e motivos de prisão de ventre. Você assistiu à colite? Um dos problemas que podem provocar a prisão de ventre é a colite. Sabia disso? Além disso, ela é caracterizada pela inflamação intestinal com sintomas como diarreia, presença de muco ou sangue, dor abdominal, febre, desidratação e gases. A colite é causada por razões infecciosas, como vírus, bactérias ou parasitas. A colite pode ser dividida entre ulcerativa, isquêmica, seu domembranosa e até mesmo a de causa não definida. Além disso, ela também pode ser dividida entre as agudas, que duram mais de uma semana, e as crônicas, que são menores de quatro semanas. As mais comuns são as infecciosas, especialmente por contágio alimentar. Por isso, devemos prestar atenção e cuidar onde comemos.
De qualquer forma, a pessoa com colite não deve adotar dietas muito restritivas e precisa se adaptar de acordo com a gravidade da doença e os sintomas apresentados. Por isso, é importante observar individualmente as reações aos alimentos ingeridos e, com isso, aprender a identificar os alimentos que desencadeiam os sintomas. Se você está passando por isso, opte por esses alimentos: consuma peixes assados ou grelhados, pois são ricos em proteínas e ômega 3, o que reduz a inflamação – eles também são baixos em gorduras. Os peixes, como o salmão, podem ser consumidos sem nenhuma restrição. Opte por arroz branco e batatas assadas ou cozidas. O arroz é um alimento muito bem-vindo para quem tem colite e as batatas possuem grande quantidade de água e carboidrato, além de serem ricas em vitamina C, potássio, cálcio, ferro, magnésio, manganês, zinco e amido.
E os alimentos que você deve evitar? Podemos citar café, chá, chocolate e bebidas energéticas, que possuem cafeína devido ao poder estimulante que pode acelerar o funcionamento do intestino, levando às vezes mais frequentes ao banheiro. Leguminosas, como os feijões, ervilhas e lentilhas, pois são ricos em fibras e podem aumentar os movimentos intestinais, as cólicas abdominais e os gases. Laticínios, como leite e derivados, pois devido à lactose, podem aumentar a dor abdominal ou distensão abdominal. Por último, evite alimentos picantes e condimentados, como pimenta, fábrica, shoyu e mostarda, pois podem irritar ainda mais a mucosa intestinal.
Além disso, se você tiver sintomas de colite, procure imediatamente um médico gastroenterologista para analisar a sua situação. Evite consumir alimentos que contenham fibras insolúveis, como cascas de frutas e verduras, para não agravar o problema, e não consuma bebidas fermentadas, como vinho, cerveja e champanhe.
Deixe sua opinião nos comentários do vídeo. Se você gostou do vídeo, curta e se inscreva no canal. Não deixe de compartilhar com seus amigos. Até o próximo vídeo! Tchau, tchau.
Fonte: DIETA PARA COLITE ULCERATIVA: O QUE COMER E O QUE EVITAR por Natureba