Pular para o conteúdo

Dieta cetogênica para emagrecer: o que saber antes de começar


Se você quer perder peso e está pensando em fazer a dieta cetogênica, é importante saber mais sobre ela antes de começar. A dieta cetogênica é uma das mais comentadas nos últimos tempos por prometer grandes perdas de peso de maneira muito rápida.
Mas como funciona essa dieta? Antes de explicar sobre a dieta, é preciso falar um pouco de como conseguimos energia com base nos alimentos. Nossa principal fonte de energia é a glicose, um tipo de açúcar que está presente principalmente nos carboidratos, como batata, arroz, pão, macarrão e doces. Além da glicose, nós podemos usar como fonte de energia a gordura e, em último caso, a proteína.
E o que é a dieta cetogênica e porque ela tem esse nome? A dieta cetogênica é uma dieta com muito pouco carboidrato. Existem várias propostas de dieta cetogênica, mas aquela mais utilizada para perda de peso tem uma combinação de dois fatores: redução importante (menos do que 50 gramas) de carboidrato na dieta e a pessoa passa a se alimentar basicamente de carne, frango, peixe, ovo, suplementos proteicos como whey protein e vegetais. Fora isso, é preciso acontecer uma restrição calórica, cerca de 500 a 600 calorias por dia. Ou seja, a pessoa tem que comer muito menos do que ela costuma comer normalmente, com quase nada de carboidrato.
Como eu falei, sem o carboidrato e sem a glicose que vem a partir dele, o que o corpo vai usar para produzir energia? Ele vai usar a gordura. Nesse processo de utilização de gordura, são produzidas as substâncias químicas chamadas corpos cetônicos, que caem na circulação e a paciente entra em cetose. A ideia é que, com alto consumo de proteína, não existe mobilização de proteína para produção de energia, apenas gordura, e assim você não tem uma perda de massa muscular, que é uma das grandes vantagens da dieta cetogênica.
A dieta cetogênica é uma dieta com pouco carboidrato que, por consequência, leva o seu corpo à cetose. Quais são os sintomas da cetose? Dor de cabeça, mal hálito, aumento da sede, vontade de urinar frequentemente, enjoo e fraqueza. Existe um período de dois a cinco dias depois do início da restrição de carboidratos para entrar em cetose e, a partir disso, você pode ter esses sintomas.
E no final das contas, qual é a consequência da produção dos corpos cetônicos? Os corpos cetônicos levam à redução do apetite, aumento da diurese e aumento discreto do gasto energético.
A dieta funciona? Pode funcionar sim, mas também pode não ter o efeito desejado a longo prazo. Eu vou explicar isso um pouco melhor. A cetose associada à restrição calórica leva a uma perda de peso rápida a curto prazo, mas na maior parte dos casos esse benefício não se sustenta a longo prazo porque é uma dieta muito restritiva e a aderência depois dos primeiros meses torna-se muito baixa. Ou seja, a pessoa começa a fazer, perde peso como deseja e depois de alguns meses não faz mais dieta. E aí pode voltar a ganhar todo aquele peso. Com acompanhamento adequado, é possível fazer a transição da dieta cetogênica em hipocalórica para uma dieta apenas low carb ou para aquela com maior quantidade de carboidratos e conseguir manter essa perda de peso a longo prazo.
Porém, a dieta cetogênica tem algumas contraindicações, como diabéticos em uso de medicação, idosos, pacientes com alteração de função renal, pacientes com gota, entre outros. É preciso sempre fazer essa dieta com acompanhamento médico e fazer exames laboratoriais que devem ser controlados na prática.
Antes de iniciar essa ou qualquer outra dieta, é recomendado procurar um profissional da saúde que pode ser o endocrinologista, o nutrólogo ou o nutricionista. A dieta cetogênica quando bem indicada e realizada da maneira correta pode ser uma estratégia saudável para perder peso. E essa é a receita: sempre com acompanhamento médico, pois podem acontecer alterações de exames laboratoriais que devem ser controlados na prática.
O objetivo do canal Doutor Ajuda é educar e informar sobre saúde e bem-estar com informações confiáveis para você se cuidar.
Fonte: DIETA PARA PERDER PESO CHAMADA DIETA CETOGÊNICA: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR? por DOUTOR AJUDA