Pular para o conteúdo

Dieta cetogênica e gordura no fígado: mitos e verdades – Entrevista com Dr Mauricio (Ep 015)


Fala galera do Começo Emagrecer, tudo bom? Dr. Maurício aqui de novo em mais um vídeo com dúvida da audiência. E a dúvida de hoje é sobre gordura no fígado e dietas transgênicas. Eles são compatíveis?
Eu vou poder esclarecer um fator que confunde muita gente, até pela natureza da dieta cetogênica. E a dúvida de hoje é do Paulo César Melo. Quero agradecer ao Paulo pela participação. Vamos lá!
Boa tarde! Parabéns pelo canal. Eu te agradeço pela audiência, Paulo. Seguinte, para quem está com gordura no fígado, pode fazer essa dieta cetogênica? A resposta é: sim, pode fazer essa dieta cetogênica.
E para você entender isso, a gente precisa entender primeiro porque as pessoas acham que não se deve fazer dietas transgênicas. A resposta é gordura. Só que a gordura no fígado, ela não tem origem especificamente da gordura da dieta. Elas não estão relacionadas. E esse é o ponto porque naturalmente a linha de raciocínio é: “poxa, como lei do fígado, então eu vou fazer uma dieta que tem muita gordura, é tem alguma coisa errada aí, não vai dar mais gordura no fígado, etc.”.
Para isso, a gente precisa entender a gênese da chamada esteatose hepática, a famosa gordura no fígado. E o que causa a gordura no fígado está longe de ser a gordura na dieta. O que causa a gordura no fígado é excesso de carboidratos na sua dieta, em especial a frutose.
E se ficar quando os carboidratos chegam em excesso, você tem uma sobrecarga de carboidrato no fígado. E a pessoa que come muito doce, acaba tendo que essa sobrecarga. Essa sobrecarga vai provocar alterações no fígado. E a pessoa que come muito doce acaba tendo essa sobrecarga. Essa sobrecarga vai provocar alterações no fígado, e o fígado vai começar a produzir gordura ou fazer uma analogia aqui com a produção de foie gras, pâté de fígado. E o que eles fazem com os gansos para produzir esse patê de fígado? O ganso é alimentado à força, basicamente com milho, carboidrato. Então, você vê, você pode até ver na internet esse processo. Se chama secar a Gem, é extremamente cruel. Que o ganso fica preso, não faz exercício nenhum, enfim, um tubo na boca do ganso, e você alimenta ele à força. O bicho fica gordo, completamente deformado. E isso faz o fígado dele transformar todo esse excesso de carboidrato em gordura, gerando a chamada esteatose hepática.
E no final, o ganso é abatido e você pega um fígado extremamente gorduroso, e isso vira uma iguaria de, digamos assim, moralmente duvidosa. Mas isso é outro assunto. E com o ser humano acontece basicamente a mesma coisa. Quando você tem um excesso de carboidrato, de frutose e glicose na sua dieta, o seu fígado vai começar a transformar em gordura. E essa gordura vai ocupar espaço no fígado, causando consequências deletérias.
E porque a dieta cetogênica, apesar de gordurosa ela ajuda a combater isso? Porque justamente você está eliminando a causa. Você não está ingerindo mais glicose, frutose, excesso de carboidratos. E você dá espaço para o fígado limpar essa gordura em excesso que fica lá no parênquima hepático, que é o tecido do fígado que compõe o fígado.
Entendido, Paulo? Então, o que acontece é que essa gordura do excesso que fica lá no fígado durante a dieta cetogênica, quando você está no estado de cetose, essa gordura que você comeu ela vai ser utilizada como fonte de energia. Não vai para o fígado, não ocupa espaço.
Essa gordura que ocupa espaço no fígado, gerando a esteatose hepática, ela é devida ao excesso de carboidratos que se transforma em gordura lá dentro do fígado. Mas a gordura que você consome pela dieta cetogênica, ela tem unicamente uma finalidade: é ser utilizada como fonte de energia, porque agora, sua fonte de energia são os corpos cetônicos. E ela também vai ajudar a controlar a quantidade do que você come.
Essa é uma das marcas da dieta cetogênica. Com isso, você emagrece e o emagrecimento é uma das formas de você combater a esteatose hepática.
Entendido, Paulo? Então, novamente, eu quero agradecer a tua dúvida. Esta pergunta é excelente. Muita gente se confunde com isso: gordura no fígado, gorduras da dieta cetogênica. Mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. E dietas transgênicas, como clique aqui, ela elimina o fator que causa a gordura no fígado. Então, a resposta é: deve ser utilizada por pessoas com esteatose hepática.
Eu vou ficando por aqui e lembrando que, se você curtiu o vídeo, não deixa de curtir aí embaixo, se inscreve no canal se você ainda não se inscreveu. E eu te vejo no próximo vídeo.
Fonte: Gordura no fígado e dieta cetogênica, pode? – Perguntas e Respostas com Dr Mauricio Ep 015 por Comece a Emagrecer

Marcações: