Pular para o conteúdo

Dicas valiosas para realizar RCP de forma eficiente.

É muito bem isso, a gente tem o paciente que entra em parada cardiorrespiratória, copo e a sequência obviamente. A primeira coisa é chamar por ajuda. A Michele vai me ajudar por aqui. A professora, se eu tiver sozinho, quem mandou dar plantão sozinho, jacaré? Se não diga, tá sozinha no seu plantão, tem que ter um enfermeiro te ajudando durante a noite. Tem que seguir as diretrizes de Recovery. Beleza, então chamei por ajuda. Vou dividir a minha tarefa. Se eu sou o líder aqui, eu vou solicitar para Michele que cuide da ventilação enquanto eu vou para as massagens ou vice-versa. E a cada dois minutos, eu tenho que fazer a troca de resgatista.

É importante lembrar da qualidade do suporte básico de vida, que é a ventilação e a massagem. Presta atenção que tem que ter a minha escadinha e conseguir chegar o mais rápido possível na mesa, que tem que ser uma mesa reforçada. A Michele conecta o oxigênio que a gente já discutiu. Quais são os restos para trabalhar de forma adequada? Olha que truque VIP! Tem que estar em zero. Se você guardou seu ambu com válvula de PEEP, com a válvula fechada em cinco a dez, isso vai prejudicar dentes. E aí ó, válvula de PEEP, guardada em zero. Rambo bolsa de reanimação adequada para um paciente, oxigênio ligado na minha bolsa reservatória.

10 movimentos por minuto a 12. Então, a cada 5 segundos: 1001, 1002, 1003, 2400.5. Eu vou fazer uma incursão com relação inspiração/expiração de um segundo. Então 11 mil e um, 1000, 2000, 3000, 4005. Enquanto isso, o resgate que tá aqui tem que tomar cuidado com os principais truques que a diretriz Recovery sugere. Posicionamento das mãos poderia ser dessa forma…só gosto se for paciente com tórax criado, o tórax reto. Então, minha mão vai embaixo do cotovelo, reta, e eu vou começar minha massagem. Se a caixa torácica for côncava, minha mão vai fazer uma coxinha e eu vou de quatro em cima. Se é um bulldog, outras raças de barril, eu deveria estar com ele na posição dorsal e a minha mão acomodada sob tórax mais reto.

Bom, então se eu tô com doente lateral, o tórax é pouco, minha mão tá aqui, truque, para você aprender a massagem nessa posição, primeiro treinar o tornozelo em casa, jacaré? Se não, vai doer aqui na hora que você tiver fazendo a massagem. Ficamos sentados aqui em cima, eu não preciso dos braços para fazer essa massagem. Simplesmente levanto e volto, levanto e volto, levanto e volto. E quando eu colocar meu braço, eu já tô massageando. Normalmente, eu não tô fazendo isso aqui. Meu cotovelo não deveria mexer nele, é o ombro. Então, eu tenho que ficar a 90 graus, quem tá lateralizando aqui ó tem que ficar esperto e me ajudando a perceber se eu tô na manobra.

Enquanto isso, a Michele está ventilando. Ela pode dizer “Rodrigo, toma cuidado, seu braço tá abrindo. Rodrigo, toma cuidado, a frequência tá muito alto aí”. Venha noção principal, né. Forte ou rápido? Se eu tô fazendo assim, eu tô apertando torquedemais. Eu tô a 120, mas tô com a profundidade muito grande. Lembra que ela tem que ser no máximo um terço da incursão, e eu tenho que descer e subir, descer e subir, papá. 120 na minha cabeça, recuo completo.

Se eu fizer uma massagem onde eu vá muito longe com tórax e não volte, isso é um perigo para ventilação. Nunca o tórax vai encher de novo, nem de sangue coração, nem de ar nos pulmões. Ficou claro aí, abração.

Fonte: As dicas de ouro para RCP ! por Dr. Rodrigo Rabelo – Intensivet