Pular para o conteúdo

Diarreia em crianças: como ajudar

Informações sobre Diarreia nas Crianças

Olá, me chamo Thais, sou pediatra gerente do pronto socorro do Sabará Hospital Infantil e vou contar para você as informações mais importantes quando o assunto é diarreia nas crianças.

A diarreia ocorre quando o cocô fica mais amolecido, às vezes até acuso, e com uma quantidade maior do que o usual. Nas crianças, querem usar fralda, dá para perceber que estão com diarreia quando as fezes estão mais líquidas e são liberadas mais vezes por dia. Das crianças estão dadas as idas ao banheiro, passa o correio mais de 3 vezes ao dia e a consistência das fezes são bem líquidas. A diarreia pode causar dor na barriga e cólicas. Uma das consequências mais sérias que diarreia pode causar é a desidratação e, ao longo do texto, eu vou falar quais os cuidados você precisa tomar para cuidar para que a criança não se desidrate.

A diarreia pode ser classificada em dois tipos: aguda, que possui uma duração menor de 14 dias, e a crônica, que dura mais de 14 dias. Nesse texto, vou falar da diarreia aguda.

Geralmente, a diarreia aguda é causada por vírus, bactérias ou por intoxicação por alimento ou água. O vírus mais comum que causa diarreia é o Rotavírus. Ele pode ser transmitido de pessoa para pessoa ou até mesmo por meio do contato com brinquedos e superfícies contaminadas. Infelizmente, no Brasil, a vacinação contra o Rotavírus ainda não é amplamente difundida, mas promove uma diminuição das internações e mortes. Para os bebês que se alimentam exclusivamente do leite materno, o aleitamento deve ser estimulado. Para as crianças que comem, é importante lembrar que elas não devem parar de se alimentar, pois isso pode agravar a desidratação.

Para as crianças, arroz, sopas, carnes magras, maçãs cozidas e bananas são alimentos indicados. Os alimentos com fibras, como saladas e mingau de aveia, não são indicados. Leite de vaca, queijos, manteiga e requeijão também devem ser evitados nesse período. Mas tenha paciência e criatividade. Se o alimento estiver num recipiente que você saiba que é agradável para ela, então tem uma dinâmica diferente, bem que vocês estão no piquenique. Coisas que podem trazer leveza para o momento de comer. No geral, seu filho precisa de uma alimentação mais leve para dar tempo do corpo se recuperar e aumentar a chance de reparação do sistema digestório.

A dica de ouro nesse período é manter a criança hidratada. Copos para água mineral, água filtrada ou água fervida e soro de reidratação oral são indicados. Evite água que vem diretamente da torneira e também cafés, sucos comercializados, refrigerantes e outros líquidos açucarados.

Os sinais de desidratação são a boca com pouca saliva, lábios rachados, choro sem lágrima, olhos fundos e sonolência. Se os sintomas surgirem e sua criança começar a apresentar fezes com sangue ou febre persistente, procure ajuda no seu pediatra ou ao pronto-socorro mais próximo para uma avaliação médica.

Aqui no canal tem um vídeo exclusivo com dicas sobre alimentação adequada para evitar a diarreia e ajudar no tratamento. Confira aqui no link da descrição. Eu sou o Thales, canal saúde da infância te espera nos próximos vídeos sempre com informações de confiança sobre como cuidar das crianças.

Fonte
Diarreia – como ajudar as crianças | Saúde da Infância Responde ep. 01 por Saúde da Infância