Pular para o conteúdo

Tratamento de asma infantil: dicas e orientações.

Asma e seu tratamento

A asma é uma doença inflamatória crônica que afeta pessoas de todas as idades. Ela causa obstrução das vias aéreas e sintomas como chiado, esforço respiratório, aperto no peito e tosse, principalmente à noite e pela manhã.

Essa doença pode reverter espontaneamente ou precisar do uso de medicações para acontecer. Por isso, se seu filho apresenta episódios frequentes de tosse que melhoram com o uso de medicações, provavelmente ele é uma criança asmática.

Tratamento da asma

As medicações para tratar a asma devem ser administradas por via inalatória, independentemente da idade do paciente. Isso porque essas medicações chegam diretamente nas vias aéreas, tratando a doença de forma mais rápida e eficaz.

  • As medicações inalatórias têm uma necessidade de doses menores e causam menos efeitos colaterais.
  • Os nebulizadores, também conhecidos como bombinhas, são mais vantajosos que os aerossóis por serem mais baratos, portáteis, não necessitarem de energia elétrica, terem uma administração mais rápida e usarem doses mais baixas de medicação.
  • Para facilitar a administração dos nebulizadores, é necessário usar um dispositivo chamado espaçador, que melhora o aproveitamento da medicação e reduz as perdas que ocorrem na boca e na garganta.
  • Os espaçadores de alumínio são melhores que os de plástico, pois o alumínio não possui carga eletrostática, o que diminui a quantidade de medicação que fica presa em sua superfície.

É importante conversar com o pneumologista do seu filho para esclarecer todas as dúvidas sobre o uso de medicações para tratar a asma.

Para saber mais sobre esse assunto, acesse nosso site Tricolor.

Fonte
Como tratar asma em crianças? por Clínica Humaninhos