Pular para o conteúdo

Dez anos de vacinação contra poliomielite no Brasil – CNN Expresso


Ainda falando a respeito de crianças, ser criança é bom demais, mas a quantidade de vezes que você tem que tomar uma vacina é grande. Uma hora a gente se agarra no pais, se agarra na mãe, porque é tanta coisa, como BCG, Hepatite, Rotavírus, Meningocócica, umas 30 aplicações importantíssimas. E também tem a Poliomielite, que completa 10 anos nos postos, dez anos de uma formulação diferente, com o chamado vírus inativado. Baixa adesão de vacinação ainda é vigente com a Poliomielite.
Eu sempre esqueço de falar o “i”, olha só aqui ó, esse dado ele traz para gente 10 anos tá bom. Começou a ser registrado então em 2012, 96%. Isso aqui é considerado assim o ideal, né? Eles sempre falam em torno de 95%. Esse dado chegou até ficar um pouquinho melhor no ano seguinte, em 2013, mas olha que a queda e como a gente vem caminhando para um ano de 2022. Menos de 50%… tudo bem que 2022 ainda não tem como a gente fazer uma comparação com exatidão, mas, por enquanto, nem 50% dessas crianças que precisam receber a vacina.
E quando a gente fala de baixa ou alta adesão, quem vacinou mais no Brasil e quem vacinou menos? Vejamos aqui, no mapa, o norte do país é o local no Brasil que menos vacinou, 61%. O estado que menos vacinou é Amapá, 44% das crianças vacinadas. E quem é quem mais cumpriu essa tabelinha de vacina? Quando a gente fala de Poliomielite, é o sul do país, lá quase 80%. Os catarinenses são responsáveis por isso.
E para a gente lembrar, para você que é pai, para você que é mãe, né, e relembrar de levar o seu filho para tomar vacina. São cinco doses, com 2, 4, 6 meses e depois com 15 meses e quatro anos. Uma doença radicada no Brasil, mas só foi erradicada por causa da vacina, né? De saúde porque tá lá disponível e a gente precisa evitar que uma doença que já não tinha mais registros aqui volte a circular e a prejudicar tantas crianças. Muitas famílias que viveram essa doença lá atrás se lembram do drama de lidar com tudo isso e, principalmente, de ver crianças sadias se contaminando e infelizmente mudando completamente o rumo da vida, exatamente por conta de uma doença que hoje já tem uma prevenção, já existe uma vacina para proteger a todos.


Fonte: Vacina contra a poliomielite completa dez anos no Brasil | EXPRESSO CNN por CNN Brasil