Pular para o conteúdo

Desenvolvimento infantil: Estratégias para crianças com hidrocefalia e desafios únicos


Olá amigos, hoje vamos conversar sobre a vida de uma ex-aluna e seguidora e o tratamento correto para se fazer com uma criança que tem como diagnóstico a hidrocefalia, dislexia e comprometimento intelectual.
Devemos estar atentos às crianças com as quais vamos trabalhar e não aos laudos e diagnósticos, porque esses rótulos negativos diminuem o trabalho do cérebro e impedem o desenvolvimento correto da criança.
Nosso objetivo deve ser descobrir o ponto de entendimento da criança em cada disciplina e realizar exercícios dentro desse ponto de entendimento, usando técnicas educacionais e muita criatividade.
Com relação à dislexia, devemos usar um processo lúdico com muita perseverança e ludicidade para estimular o processador de divisão da visão no lobo occipital.
A discalculia também pode ser tratada da mesma forma, com muita ludicidade e abstração.
Quando se trata de crianças com distúrbios como a hidrocefalia e a microcefalia, a família deve ser convencida a tirar o rótulo e devemos verificar suas habilidades e potencialidades, sempre reconhecendo seus pequenos avanços para aumentar sua autoestima e estimular seu sistema límbico.
Por fim, devemos esquecer o laudo e o diagnóstico e trabalhar com a habilidade da criança, com muita calma, reconhecendo seu potencial e mostrando que ela pode e que ela consegue, tudo a partir do ponto que ela já sabe.
A transformação social é possível e começa dentro de uma sala de aula, pela reestruturação das famílias, capacitação dos profissionais e o tratamento correto das crianças.
Inscrevam-se, ativem o sininho, deixem o like e compartilhem com seus amigos para mais pessoas saberem como lidar com crianças com distúrbios e salvá-las da exclusão escolar e social.
Fonte: Como desenvolver uma criança com hidrocefalia e outras dificuldades específicas por Roberto Andersen