Pular para o conteúdo

Cuidados no pós-operatório da cirurgia de pâncreas


Olá pessoal, gostaria de falar hoje com você sobre pós-operatórios em cirurgia de pâncreas. Hoje, temos basicamente dois tipos de cirurgia de pâncreas: a cirurgia que tira o chamado corpo e cauda do pâncreas e outra cirurgia que tira a cabeça do pâncreas. Existem sim possibilidades de cirurgias menores, como tirar apenas nódulos ou o centro do pâncreas, porém as mais frequentes são aquelas em que se tira o corpo e cauda ou a cabeça do pâncreas.
A cirurgia da cabeça do pâncreas é mais delicada e eventualmente precisa tirar uma parte do estômago e do duodeno e uma parte do intestino delgado. É uma cirurgia complexa, uma das mais complexas do abdômen. Depois, precisam fazer três comunicações importantes: a comunicação com o estômago, com o intestino e com o duto que vem do fígado. A cirurgia de corpo e cauda do pâncreas pode ser com a remoção ou não do baço e não precisa fazer nenhuma comunicação.
Quais são os cuidados no pós-operatório? Existe uma evolução lenta da alimentação e nem sempre há uma boa aceitação da alimentação no início. É preciso que o paciente colabore e ande o mais precoce possível. Hoje, uma parte dessas cirurgias são feitas por vídeo-laparoscopia, o que permite um retorno rápido às habilidades. Em alguns casos, é necessário o uso de uma cinta por mais tempo e cuidado para evitar a trombose. É necessário usar uma medicação chamada enoxaparina.
Muitos pacientes precisam ficar com dreno e precisam ser avaliados. Alguns pacientes persistem por mais tempo com o dreno em virtude de algum vazamento que exista nesse estultos do pâncreas, na famosa fístula pancreática e, em casos muito especiais, vai precisar alguma outra cirurgia para fazer alguma limpeza da cavidade. Geralmente, esses pacientes têm um pós-operatório bom, uma boa evolução e, depois, quando recebem alta, precisam dos cuidados nutricionais, estar bem nutridos, ter uma reposição boa de proteína, evitar excessos e carboidratos em alimentos com muito doce porque pela remoção de uma parte da massa do banco e das células do pâncreas eventualmente pode existir algum desajuste na glicose ou nas fezes, tornando-as mais gordurosas.
Fonte: Pós-Operatório – Cirurgia do Pâncreas por Dr. Marcelo Gonçalves