Pular para o conteúdo

Transplante de córnea: cirurgia e cuidados no pós-operatório


Hoje eu fiz meu transplante de córnea e vou contar como foi meu dia. Até o momento está sendo bom. O médico me orientou a chegar no hospital às 6 horas da manhã, e a cirurgia seria às 8 horas. A primeira coisa que aconteceu foi a entrada no hospital com meus documentos. Depois fui levada para uma outra pequena sala, onde se realizam os exames pré-operatórios. Fiz um exame de sangue e um eletrocardiograma antes da cirurgia. É importante levar esses resultados no dia, além da guia que comprova que você está apto a receber anestesia.
Após os exames, fiquei aguardando por cerca de uma hora até que outros pacientes chegaram para fazer cirurgias diferentes. Depois, a médica de anestesia me chamou e perguntou algumas coisas, como se eu queria dormir durante a cirurgia e se seria maravilhoso, ao que respondi que sim. Ela explicou que, na verdade, seria uma anestesia local com um colírio e uma sedação. Essa sedação não faria com que eu dormisse, mas sim me tranquilizaria. Ela explicou que algumas pessoas doem e outras não, mas que ela faria o seu melhor para me fazer dormir.
Eu estava bem tranquila neste dia, porque já tive problemas de ansiedade em relação a essa cirurgia. Depois de ser chamada para a sala de cirurgia, o médico colocou um colírio anestésico e, em seguida, o acesso para aplicar a sedação. Embora a golinha que ele colocou tenha sido um pouco dolorida, eu já havia feito uma cirurgia antes e achei bem parecido.
Não me lembro muito do momento da cirurgia, apenas que o médico conversou comigo e depois disse que já estava acabando. Ele falou com o meu acompanhante (meu pai) e colocou uma marca em um corredor. Depois disso, fui levada para uma sala de repouso, onde comi um lanche de hospital e descansei até me sentir melhor.
O médico explicou que eu ainda estaria em efeito de anestesia depois da cirurgia e que provavelmente meu pós-operatório seria tranquilo. Ele me deu alguns medicamentos para usar, incluindo lubrificante e antibiótico. No momento, meu foco é o curativo que terei de tirar e seguir com os medicamentos.
Durante todo o processo de espera da fila para a cirurgia, fiz alguns vídeos sobre meus sentimentos e como estava lidando com a situação. A partir de agora, vou fazer um diário do meu processo de pós-transplante. Se você está passando pelo mesmo, saiba que é possível ficar calmo e confiante durante o processo. No meu caso, a cirurgia foi bem mais tranquila do que eu imaginava.
Fonte: TRANSPLANTE DE CÓRNEA – CIRURGIA E PRIMEIRAS HORAS DE P.O por Ana Lua