Pular para o conteúdo

Cuidados após cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior: posso pisar?

Olá pessoal, tudo bem? Meu nome é Daniel Hidalgo e eu sou médico com especialização nas áreas de Traumatologia. Hoje eu vou tentar responder aqui para vocês uma pergunta que é feita com muita frequência no consultório, que é se o paciente que faz a cirurgia de ligamento cruzado anterior pode pisar no chão depois da cirurgia.

Antes de mais nada, é importante deixar bem claro que a melhor pessoa para dar esse tipo de recomendação para o paciente é o médico que fez a cirurgia. Isso porque só ele sabe o que aconteceu realmente durante o procedimento e pode fazer a melhor recomendação.

Vamos comentar um pouquinho sobre o que é o ligamento cruzado anterior, qual a sua função e tratamento. O ligamento cruzado anterior é uma estrutura que fica na parte de trás do fêmur, indo em direção ao centro do joelho. Ele é a principal estrutura que impede o deslocamento para frente da tíbia em relação ao fêmur, ou seja, translação anterior. Geralmente, o mecanismo de trauma relacionado com a lesão do ligamento cruzado anterior é a torção no joelho do paciente.

Bom, quando o paciente tem uma lesão do ligamento cruzado anterior e, depois desse período, passa a ter uma instabilidade do joelho e pode sofrer lesões e produções de forma repetitiva da articulação, a gente tem de indicar a cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior. Essa cirurgia é atualmente feita por vídeo e visa substituir o ligamento rompido. Para isso, a gente pega um enxerto de um tecido do corpo que é utilizado como substituto. Tem algumas opções de enxerto disponíveis, o corpo humano próprio que lá ou o tendão patelar, os tendões flexores, entre outros. A gente tem alguns vídeos aqui no canal que eu já comentei sobre as opções de enxerto e sobre a cirurgia em si do ligamento cruzado anterior.

Logo após a cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior, o paciente vai para o quarto e já inicia um processo de fisioterapia. Na maioria das vezes, o paciente é estimulado a pisar no chão conforme conseguir. Claro que ele também é orientado a usar um par de muletas, principalmente nos primeiros dias que o joelho fica bastante inflamado e inchado. Faz incentivo de insegurança em pisar só até para evitar quedas e agravar novas produções. A gente recomenda assim que o paciente utilize um par de muletas nos primeiros dias, mas se ele tiver confiante e pouco a dor, ele pode ir retirando as muletas, conforme os dias vão passando. É importante que o paciente faça isso e encoste o pé no chão, quem sabe até porque esse melhora bem a questão.

O treino de marcha com muletas é feito somente no hospital, geralmente com a ajuda da equipe de fisioterapia que orienta o paciente a altura da muleta que a pessoa pode fazer a caminhada dela com esse par de muletas. Depois, também durante a reabilitação após a cirurgia, ou seja, no consultório do fisioterapeuta na fisioterapia, ele também continua a ser treinado e vai retirando progressivamente as muletas e caminhando sem elas. Claro que essa evolução de retirar os muletas não vai dar na noite para o dia, mas o paciente terá uma evolução satisfatória nas primeiras duas semanas.

Fonte: Pode pisar depois da cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho? por Dr. Daniel Hidalgo