Pular para o conteúdo

Cuidados alimentares para evitar a gordura no fígado.

Olá pessoal, meu nome é Thaísa, sou nutricionista aqui no EAD e hoje eu vou falar com vocês sobre a dieta ou os hábitos alimentares que devemos alterar quando temos uma condição chamada doença gordurosa do fígado ou fígado gordo. O que é fígado gorduroso? O nome já é sugestivo, é quando temos gordura depositada dentro do fígado. E por que isso acontece? A primeira causa de gordura no fígado e que tem aumentado muito os casos é a obesidade. Então, a obesidade, o aumento do peso, principalmente o aumento da circunferência abdominal, está muito associado ao aumento de gordura no fígado, justamente porque essa gordura está muito próxima desse órgão. A gente pode fazer uma alusão que a proximidade pode aumentar os casos.

O primeiro ponto é emagrecer. Emagrecer, fazer atividade física e ter todo um hábito de vida saudável, que leve à redução de peso e redução da circunferência abdominal, levará à redução da gordura no fígado e do potencial de trazer problemas que aquela gordura no fígado pode causar. Do ponto de vista da dieta, o que a gente pode fazer? O primeiro ponto é evitar alimentos açucarados e ultraprocessados. Então, tudo que tem açúcar, especificamente o açúcar chamado frutose, em excesso, pode chegar rapidamente para o fígado e se transformar em gordura. Refrigerantes, sucos, mesmo que sejam sucos de caixinha que a gente acha que são naturais, são ricos em açúcar e podem levar à gordura no fígado, também chamado de esteatose hepática.

Biscoitos, bolachas, doces, todos esses alimentos com muito açúcar, essa açúcar chega muito facilmente ao fígado e pode levar à formação de gordura. E por ser gordura, a gente também pode imaginar que alimentos gordurosos também levam à esteatose hepática, a gordura no fígado. É verdade! Principalmente aqueles alimentos com gordura de origem animal, que podem chegar ao fígado e se depositar. Existem algumas gorduras boas, como as gorduras que têm no azeite de oliva, no amendoim, nas castanhas, em vários outros pontos, e elas também podem ser gorduras boas. Essas a gente não precisa se preocupar tanto. Mas a gordura que tem na banha, na carne, a gordura trans especificamente que tem na margarina e em todos os alimentos processados, a gente tem que ter muito cuidado.

Então, a dica de hoje é ter uma alimentação saudável, manter o peso adequado e fazer atividade física para evitar a gordura no fígado ou curar também é esse problema.

Fonte: Gordura no Fígado – cuidados com a alimentação por IAD – Instituto do Aparelho Digestivo