Pular para o conteúdo

Convulsão: causas e o que fazer em 7 passos

Como ajudar alguém que está convulsionando

Imagine que você está na rua e de repente uma pessoa começa a convulsionar na sua frente. Ela cai no chão, começa a se debater e espuma a boca. Desespero? Calma, eu vou te explicar aqui o passo a passo do que você tem que fazer e eu tenho certeza que assistindo esse vídeo até o final você vai conseguir ajudar uma pessoa com convulsão se algum dia acontecer na sua frente. Vamos lá?

Olá pessoal, tudo joia? Sou o Dr. Saulo, médico neurologista, e hoje vamos conversar sobre convulsão. O que é convulsão? Pense no cérebro da gente como se fosse uma placa de computador, um chip eletrônico. Todos os cantinhos do meu cérebro estão interligados por uma espécie de eletricidade cerebral. Como se meu cérebro estivesse ligado na tomada, vamos brincar assim. No entanto, se ocorre um curto-circuito no meu cérebro na eletricidade cerebral, isso faz com que meu cérebro desligue só que transitoriamente. Ele desliga e liga de novo. Nessa hora que o cérebro desliga, as funções neurológicas, elas são perdidas. O corpo fica sem o controle do cérebro e é aí que acontece a convulsão, a pessoa se debater, ter espuma na boca entre outras coisas.

A convulsão geralmente ocorre quando há um curto-circuito em alguma parte do cérebro que é responsável pelo controle dos músculos. Na maioria das vezes, as crises convulsivas são causadas por epilepsia, mas podem também ocorrer por outras doenças ou lesões neurológicas.

O que fazer quando alguém está convulsionando?

Primeiramente, tenha muita clareza e calma. A cena é terrível, uma cena horrível de se ver e que choca as pessoas que presenciam. O primeiro passo é respirar fundo e manter a calma.

A primeira reação da maioria das pessoas é tentar conter a pessoa, mas ao invés disso é importante proteger a pessoa contra o chão para que ela não se machuque. Portanto, a primeira coisa que você vai fazer é pegar uma blusa ou algo macio para colocar no chão e proteger a cabeça da pessoa. Depois, coloque a sua mão embaixo da cabeça da pessoa para protegê-la. É importante lembrar que a pessoa está tendo movimentos involuntários, então nunca tente segurá-la, pois a pessoa pode se machucar ainda mais.

A respiração é algo que preocupa muito quando uma pessoa está convulsionando. A pessoa pode parecer estar ofegante e parece que não está respirando. Entretanto, é importante lembrar que essa é uma reação normal do corpo durante a crise. O que você deve fazer é não colocar nada na boca da pessoa, para não machucar a pessoa ou quebrar o dente dela. Se você colocar algo dentro da boca da pessoa, ela pode morder. Outra coisa importante é virar a pessoa de lado para que ela respire melhor e não haja obstrução nas vias aéreas, como a língua ou saliva.

Outra coisa muito importante é chamar uma ambulância imediatamente. A maioria das crises convulsivas duram menos de cinco minutos e são crises rápidas. Então, é importante esperar um pouco de tempo para a pessoa sair da crise. Quando a crise passar, a pessoa pode ficar confusa e desorientada por alguns minutos. É importante dizer à pessoa o que aconteceu e acalmar a pessoa. Lembre-se sempre de ficar calmo e manter o controle da situação.

Conclusão

Convulsões são crises que podem acontecer por diversas causas. É importante saber como agir para ajudar a pessoa que está convulsionando. Seguindo os passos explicados neste texto, você será capaz de ajudar alguém que esteja passando por essa situação.

Lembre-se sempre de ficar calmo, proteger a pessoa, virá-la de lado para que respire melhor, chamar uma ambulância e aguardar a pessoa sair da crise. Compartilhe esse conhecimento com seus amigos e familiares. Você pode salvar uma vida!

Fonte: O QUE CAUSA CONVULSÃO? O QUE DEVO FAZER? [PASSO A PASSO] | DR. TONTURA por Neurologia e Psiquiatria