Pular para o conteúdo

Controle do Hipotireoidismo: Dicas e Tratamentos Eficazes


Olá, aqui é Angela Xavier e o assunto é sério: hipotireoidismo.
A tireoide regula a função de importantes órgãos, como o coração, o cérebro, o fígado e os rins, através dos hormônios T3 e T4. Para funcionar corretamente, a tireoide precisa de iodo, selênio, tirosina, magnésio e zinco. O selênio funciona como um escudo de proteção contra inflamações e outros agentes externos, além de ser uma peça-chave na conversão de T4 em T3. Encontramos selênio na castanha-do-pará, que contém até três vezes a quantidade de selênio que precisamos por dia, e no feijão preto.
O hipotireoidismo significa que a tireoide está trabalhando pouco. Geralmente, o diagnóstico é feito por um exame chamado TSH, que mede o hormônio que estimula a tireoide. As pessoas com hipotireoidismo geralmente apresentam alterações nos batimentos cardíacos, diminuição da memória, queda de cabelo, cansaço excessivo, dores musculares e nas articulações, sonolência, aumento dos níveis de colesterol no sangue, irritabilidade, depressão, pele seca e outros sintomas.
O hipotireoidismo pode acontecer também no caso da tireoidite de Hashimoto, que é um problema autoimune em que o organismo produz anticorpos que destroem as células da tireoide. É comum em crianças e em várias pessoas.
A obesidade é um fator que pode desencadear o hipotireoidismo. A gordura abdominal, principalmente, pode elevar a secreção de leptina, que prejudica o funcionamento da tireoide e pode desencadear o câncer de tireoide.
A falta, ou excesso, de iodo é outra causa comum de desequilíbrios na tireoide. O brasileiro consome em média 12 gramas de sal todos os dias, o que é um exagero. A recomendação da Organização Mundial da Saúde é de bem menos, de cerca de 5 gramas. A adição de iodo ao sal nem sempre é fiscalizada, o que pode levar ao excesso ou à falta de iodo.
A presença de metais pesados, como o chumbo e o flúor, também pode afetar a tireoide, uma vez que impedem a entrada do iodo nos receptores ou podem acumular na hipófise e no hipotálamo, que são as regiões que controlam a produção de TSH.
Alguns alimentos, como repolho, brócolis, couve, couve-flor, couve manteiga, couve chinesa, couve de Bruxelas, nabo, rabanete e mostarda, podem prejudicar também o funcionamento da tireoide, quando consumidos em grande quantidade diariamente.
Alguns medicamentos antidepressivos e ansiolíticos podem prejudicar o funcionamento da tireoide, principalmente os que contêm fluoretos e cloro.
A lactose presente em alguns produtos lácteos também pode afetar a tireoide, intoxica-la e prejudicar seu funcionamento.
Uma solução para a água seria usar filtros também nos chuveiros, uma vez que o cloro presente nesses locais pode afetar a tireoide.
Não deixe de fazer o curso online gratuito sobre osteoporose, que aborda também assuntos sobre o cálcio e a tireoide.
Receitas de chás que ajudam no funcionamento da tireoide também estão disponíveis. Cuide da saúde da sua tireoide!
Fonte: Hipotireoidismo – como controlar por Angela Xavier