Pular para o conteúdo

Contraindicações e reações adversas do ciprofloxacino quinolona

Contraindicações e reações adversas do Ciprofloxacino

Olá a todos do canal! Hoje vamos abordar aqui as principais contraindicações e reações adversas do Ciprofloxacino.

Contraindicações

A primeira contraindicação deste medicamento é quando o paciente tem hipersensibilidade. Além disso, este medicamento está contraindicado durante a gestação, lactação e em pacientes menores de 18 anos.

No caso da contraindicação para paciente menor de 18 anos, é porque existem estudos em animais que a quinolona causou atrofia naqueles que ainda não tinham atingido a idade adulta.

Outra contraindicação do ciprofloxacino está relacionada a pacientes que apresentam alteração ou distúrbios no sistema nervoso central, como paciente que têm aterosclerose cerebral (placas gordurosas que se apresentam na artéria cerebral) têm um maior risco de apresentar convulsões. Se caso esse paciente sofre de epilepsia ou tem apresentado como um sonho passado ou redução do fluxo sanguíneo cerebral ou traumatismo craniano ou antecedente derrame, o ciprofloxacino deve ser administrado somente se os benefícios do tratamento forem superiores aos possíveis riscos.

Outra contraindicação grave é quando o paciente está sendo tratado com Ciprofloxacina e há a necessidade de usar aminofilina. Nesse caso, use com extrema cautela em associação com teofilina. Há relato de reações bastante graves, algumas vezes até mesmo fatal em pacientes que estão sob o uso da aminofilina e ciprofloxacina por via intravenosa. Recomenda-se muita atenção nesse caso e dosagem correta do medicamento.

Reações Adversas

As reações adversas do Ciprofloxacino são as reações que o paciente vai apresentar em relação ao medicamento que ele está tomando.

A nível dermatológica, o paciente pode vir a apresentar forte sensibilidade que chama bastante atenção se o paciente não se proteger do sol ou não usar o protetor solar. Ele pode vir a apresentar fotossensibilidade quando ele estiver usando ciprofloxacina.

Outra área é a gastrointestinal, que o paciente ele pode vir apresentar náusea, diarreia, vômito, dor e desconforto abdominal. Uma vez que este paciente começa a apresentar estes sinais e sintomas, ele tem que comunicar o médico ou enfermeiro ou profissional de saúde. E a nível gastrointestinal, este paciente pode vir a apresentar candidíase oral.

A nível geniturinário, este paciente pode vir a apresentar cristais na urina. E para evitar esse problema, o profissional de saúde deve orientar o paciente a tomar uma média de 2,5 litros de água, para aumentar o fluxo urinário.

A nível hematológico, este paciente pode vir a apresentar eosinofilia. Este sintoma é frequentena prática clínica principalmente quando os valores estão entre 500 a 1.000 eosinófilos, indicativo principalmente da presença de doenças parasitárias, alérgicas e reações medicamentosas.

O paciente também pode apresentar reações adversas a nível do sistema nervoso central, sendo as convulsões uma delas. Além disso, este paciente pode apresentar cefaleia, tremor, confusão mental, alucinação, parestesia, tromboflebite, entre outros.

Em relação às alergias, o paciente pode apresentar queimação na pele, vermelhidão e coceira.

É importante ficar atento às contra-indicações e reações adversas do Ciprofloxacino e sempre seguir as orientações dos profissionais de saúde.

Se você chegou agora aqui em nosso canal e gostou desse conteúdo e não é inscrito, convida você a se inscrever, dar um like e compartilhar nosso vídeo na rede social. Ficamos por aqui até o próximo vídeo e fique com Deus.

Fonte: CIPROFLOXACINO (QUINOLONA): Contraindicações e Reações Adversas. por AUP Enfermagem