Pular para o conteúdo

Conheça as diferenças entre Rinite, Sinusite e Resfriado: sintomas, causas e tratamentos.

Música

Olá a todos que nos acompanham hoje! Estamos aqui na Clínica Beaux, entre Depresidente Dutra, para esclarecer mais uma dúvida. E a dúvida frequente dos nossos telespectadores tem sido a diferença entre rinite e gripe. E nós temos aqui também o resfriado. São três coisinhas diferentes que têm causado o embaralhado na cabeça das pessoas. Muitas pessoas confundem e pensam que é a mesma coisa. E por isso, hoje eu estou aqui ao lado do Dr. Rodrigo Maia, que é otorrinolaringologista, e agora vai esclarecer para vocês qual a diferença entre estas três patologias que têm algum sintoma diferente, né, doutor?

Exatamente! Olá, bom dia a todos os espectadores. É um prazer enorme estar participando deste momento, quebrando barreiras entre o médico e o paciente, trazendo informações de saúde, solucionando algumas dúvidas frequentes. É muito, muito comum no nosso consultório o paciente perguntar, trazer esse questionamento: “Doutor, rinite é sinusite?”. Muitas vezes, o paciente já chega com esse diagnóstico pré-formado: “Doutor, eu tenho sinusite porque eu sinto isso, sinto aqui no cinto, aquilo outro…”. Eu sempre gosto de, no início da consulta, deixar bem claro que rinite não é uma doença, tampouco sinusite é uma doença genética unicamente. Quer dizer, é uma inflamação no nariz, não dizendo qual a causa. Quando nós falamos sinusite, nós queremos dizer que tem uma irritação, inflamação dos seios paranasais, nos ossos e nos espaços vazios que nós temos ao redor do nariz que se comunicam com a larese. Como o paciente apresenta um quadro de rinossinusite, ou seja, uma doença que afeta o nariz e os seios da face, a rinite pode ser alérgica, que é o carro-chefe, é o mais frequente, é o mais comum. Talvez seja a doença crônica mais comum no mundo: a rinite alérgica.

A rinite também pode ser causada por medicação, pode ser causada por trauma e pode ser uma rinite infecciosa. Dentro do grupo das rinites infecciosas, nós vamos cada vez aprofundando mais. Dentro do grupo das rinites infecciosas, nós temos infecções causadas por fungos, por vírus, por bactérias.

Tanto a gripe quanto o resfriado comum são tipos de rinites infecciosas. São infecções causadas por vírus que agridem o nariz. No caso do resfriado comum, é uma infecção causada por um vírus que é mais brando, que geralmente cursa com um pouco de secreção nasal, um pouco de espirro, um pouco de dor de garganta, que tende a ser auto limitada, ou seja, melhora mesmo sem tratamento específico, sem medicação específica. E que geralmente os cuidados são: boa hidratação, alimentação, cuidar da saúde e repouso. A gripe é uma doença causada por um vírus que já é mais agressivo: o vírus da influenza. Além dos sintomas gerais e congestão nasal, tosse seca, também pode causar febre muito alta, dor no corpo intensa, dor de cabeça intensa. Inclusive, a gripe, que é um tipo de rinite causada pelo vírus da influenza, pode gerar até mesmo pneumonia, até mesmo meningite. É por isso que nós recomendamos para as populações em risco de desenvolver complicações da gripe que se faça anualmente, durante as campanhas de vacinação, a vacinação anti-influenza.

Então veja só, nós também já estamos respondendo outra doença muito frequente no consultório: “doutor, eu tomei a vacina hoje, a vacina da gripe, mas mesmo assim eu continuo desenvolvendo gripe”. A vacina previne as complicações, ela previne as manifestações graves da infecção pelo vírus da influenza, que seria justamente a meningite e a pneumonia. Doenças até mesmo na medula. Mas ela não previne qualquer manifestação, inclusive os resfriados comuns, que são bem mais frequentes do que a própria gripe. Não são prevenidos por essa vacina. Só a gripe. O resfriado comum têm manifestações mais brandas.

Para que a gente possa fazer essa diferenciação, para que a gente possa fazer um diagnóstico mais apurado, um diagnóstico mais correto, é sempre importante a avaliação de um especialista. Até porque outras doenças, como é muito comum no nosso meio, a infecção pelo vírus da chikungunya, pode cursar com mesmos sintomas, que são sintomas de dor de garganta discreta, espirros, dor de cabeça leve, febre baixa e algumas vezes com algumas alterações mais específicas como, por exemplo, dor muscular ou articular. É por isso que, na dúvida, é sempre importante a avaliação com um médico especialista. Me coloco à disposição da população de todos os colegas que aventurarem necessitarem da nossa avaliação, atendimento na Clínica Beaux, no centro de Presidente Dutra, semanalmente, às segundas e quartas-feiras.

Fonte: Diferenças entre Rinite, Sinusite e Resfriado por Canal Biocentro