Pular para o conteúdo

Conheça 7 sinais de câncer no pâncreas que não devem ser ignorados

Sete sinais de câncer no pâncreas que você não pode ignorar

Olá, bem-vindo ao canal da Liga da Saúde! Hoje você vai ver sete sinais de câncer no pâncreas que você não pode ignorar. Se você ficar até o final desse vídeo, você vai ganhar um presente gratuito que vai apenas para os mais engajados. Vamos colocar uma meta de 20 mil likes nesse vídeo para alcançar o máximo de pessoas que estão sofrendo com isso e fazer parte de uma corrente que leva saúde para todo o Brasil.

O pâncreas é um pequeno órgão que fica atrás do estômago. Ele tem cerca de 15 centímetros apenas, mas é extremamente importante. O pâncreas faz parte do sistema digestivo porque secreta o suco pancreático, uma substância cheia de enzimas que são muito importantes no processo de digestão dos alimentos. Ele também faz parte do sistema endócrino por ser responsável pela produção de vários hormônios como por exemplo a insulina e o glucagon.

O câncer de pâncreas é bastante raro, representando cerca de dois por cento de todos os cânceres diagnosticados, mas é bastante mortal já que quatro por cento de todas as mortes por câncer são em decorrência dele. Isso porque é difícil detectar o câncer de pâncreas e porque ele costuma ser muito agressivo.

Os sintomas que vamos apresentar estão ligados não só ao câncer de pâncreas, mas também a outros problemas pancreáticos como a pancreatite ou a insuficiência pancreática. Por isso, caso você tenha algum desses sintomas, é importante buscar um médico o quanto antes. Vamos então conhecer os sete sinais de câncer no pâncreas que você não pode ignorar:

  1. Dores abdominais: embora não seja comum que dores estejam associadas ao câncer, nesse caso pode acontecer em estágios mais avançados. A dor pode ser difusa, ou seja, pegar o abdômen todo, mas é mais comum que ela aconteça na parte superior da barriga, na região do estômago onde o pâncreas está localizado. É comum que essa dor seja descrita como um cinturão apertando o corpo e ela pode se espalhar para a parte de trás, podendo ser confundida com uma dor na parte de meio das costas.
  2. Náuseas, vômitos e mal-estar: o pâncreas é responsável por secretar o suco pancreático e tem muitas enzimas que são essenciais para uma digestão eficiente. Quando o órgão está comprometido, seja por um câncer, uma infecção ou algum outro problema do gênero, ele pode perder parcial ou completamente a habilidade de sintetizar e secretar esse suco para o estômago. Com isso, a digestão pode ficar bastante prejudicada. Já o vômito, sem as enzimas do pâncreas, o estômago não consegue digerir tudo de maneira plena. No final das contas, isso pode causar os acontecimentos mais frequentes de sintomas como náuseas, vômitos e um mal-estar generalizado. É muito comum que esses sejam sintomas de problemas pancreáticos que passam despercebidos por ser uma experiência muito comum para muita gente e ser pouco específico.
  3. Barriga inchada: novamente, o pâncreas está na região do estômago. Isso significa que quando existem problemas nessa região, é comum que essa seja uma das regiões mais afetadas. O que acontece nesse caso é que a digestão está prejudicada e essa sensação desagradável acaba aumentando logo depois das refeições, quando a comida ainda está na região do estômago. Junto com a náusea e o mal-estar, é muito normal que exista uma sensação de inchaço na barriga que pode ou não ser real. Dependendo do quanto a digestão está prejudicada, é possível que haja um aumento da produção de gases, por exemplo, o que de fato faria com que a barriga inchasse.
  4. Febre: seja no caso de um câncer, seja no caso de uma pancreatite ou outro distúrbio do pâncreas, o que pode acontecer é que as enzimas que o pâncreas produz comecem a se voltar contra ele próprio e atacar as células já debilitadas. É aí que começam a surgir as infecções que agravam a situação e podem piorar os sintomas, como a dor, por exemplo. No final das contas, a febre é causada pela infecção no pâncreas, não pelo câncer. Mas ela é um ótimo indicativo de que algo não está certo e de que é necessário aconselhamento médico para que se possa investigar qual é o problema. Embora sintomas como febre sejam um pouco específicos, eles valem uma avaliação quando são persistentes.
  5. Dor de cabeça: a dor de cabeça é causada por vários motivos. Primeiro, quando a digestão está prejudicada, é muito comum que a dor de cabeça acompanhe por causa do mal-estar generalizado. Ainda, por causa dos problemas digestivos, é possível que o corpo não esteja recebendo todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do cérebro, o que acaba resultando em dores de cabeça. Por fim, ao lutar contra um câncer ou alguma outra doença pancreática séria, o sistema imunológico pode ficar bastante debilitado, o que afeta o bem-estar do corpo como um todo, inclusive do cérebro, e pode responder através de dores de cabeça.
  6. Perda de peso: a perda de peso é um dos sintomas mais comuns do câncer de pâncreas, mas é importante prestar atenção se ela realmente é inexplicável. Se você está tendo algum desses outros sintomas como mal-estar ou dores abdominais em decorrência de algum outro problema, é possível que o seu apetite não esteja como sempre foi. Nesse caso, é provável que a perda de peso esteja relacionada a alguma mudança na alimentação. A perda de peso do câncer de pâncreas e dos problemas pancreáticos como um todo está relacionada à questão da má digestão que impede que o corpo receba os nutrientes necessários e tenha que recorrer aos estoques de gordura para se sustentar.
  7. Icterícia: a icterícia é um sintoma muito comum em doenças do fígado, mas também pode estar relacionada a problemas como câncer de pâncreas. Na realidade, ela é muitas vezes o primeiro sinal do problema. O que acontece é uma mudança na coloração da pele e nos olhos que podem ficar bastante amarelados. A icterícia pode ser comum em recém-nascidos e normalmente passa sozinha sem a necessidade de intervenções. Já em pessoas adultas, ela costuma ser o sinal de algum problema mais grave e deve ser investigada o quanto antes.

Agora você já conhece os sete sinais de câncer no pâncreas que você não pode ignorar. Para te ajudar a ter uma vida mais saudável, a gente tem uma surpresa para você: o nosso livro gratuito de receitas que derrubam o açúcar no sangue. Você vai ter verdadeiras receitas com gosto de fast-food proibido, mas que vão ser benéficos para o seu corpo, ajudando ele a derrubar o açúcar no sangue naturalmente rápido. Para ter acesso agora, basta apertar no primeiro link na descrição ou no primeiro comentário fixado, fazer o download, se inscrever no canal e até o próximo vídeo!

Fonte: 7 Sinais de Câncer no Pâncreas Que Você Não Pode Ignorar por Liga da Saúde