Pular para o conteúdo

Como tratar bexiga hiperativa: dicas úteis.


Olá! Obrigado por assistir mais um vídeo do Grupo Lei. Eu sou o Dr. Mohamed Sammour, urologista. Hoje, o tema do nosso vídeo será a bexiga hiperativa. A bexiga hiperativa é uma doença caracterizada pelo aumento da frequência urinária e pela vontade excessiva de urinar. A pessoa que tem bexiga hiperativa fica procurando toalete ou vaso sanitário com muita frequência, porque ela tem muita urgência miccional.
Essa doença começou a ser divulgada a partir da década de 80, quando alguns médicos norte-americanos detectaram que algumas pessoas tinham muito essa característica, sem ter nenhuma doença que explicasse isso. Essa síndrome é denominada de bexiga hiperativa idiopática, a vontade frequente de urinar e não ter nenhuma explicação definitiva.
Os principais sintomas da bexiga hiperativa são aumento da frequência urinária, urgência para urinar e, muitas vezes, a urina escapa, o que nós denominamos de incontinência urinária, que é um sintoma grave da bexiga hiperativa e prejudica muito as atividades do cotidiano. As pessoas ficam inconformadas e procuram tratamentos e remédios.
A bexiga hiperativa é caracterizada pela urgência para urinar. Existem outras causas de bexiga hiperativa como as doenças neurológicas, a doença de Parkinson, esclerose múltipla, diabetes, idade avançada e doenças reumatológicas. Enfim, uma série de doenças pode exibir o sintoma de urgência urinária.
Não existe um exame específico que mostre a bexiga hiperativa. Os exames às vezes não são imprescindíveis. A pessoa que vai no médico informa esses sinais e sintomas, e o médico pede uma análise de urina. Se o exame não demonstrar infecção, já se pode iniciar o tratamento para bexiga hiperativa.
Os tratamentos são muitos. O primeiro deles é a correção dos hábitos que provocam bexiga hiperativa, como o consumo excessivo de café, chá e refrigerante, que fazem com que a pessoa procure o toalete a todo instante. O consumo de café, chá e refrigerante em alguns produtos, alguns medicamentos que são diuréticos, provocam muita vontade de urinar.
As pessoas que não dormem bem, que têm insônia, apneia do sono, precisam corrigir os defeitos e as moléstias intercorrentes que vão gerar um impacto positivo no tratamento do problema urinário. Sempre evite o consumo excessivo de líquidos e procure marcar fazer uma lotação de forma que a pessoa vá ao toalete em horários frequentes pré-determinados.
Existem muitos remédios que ajudam no tratamento da bexiga hiperativa. Esses medicamentos são anticolinérgicos, são drogas com efeito muito positivo que realmente ajudam uma pessoa a segurar a urina e melhoram a frequência urinária, diminuindo a frequência urinária para níveis aceitáveis de sete, oito ou nove vezes por dia. A pessoa acaba se sentindo confortável com os medicamentos.
Existem outros tratamentos que são inclusos fitoterapia, exercícios pélvicos, reforço da musculatura pélvica. Esses exercícios ajudam a pessoa a controlar a urina. Além disso, existem tratamentos mais avançados, como implantes de eletrodos no sistema nervoso sacral e também a aplicação de toxina botulínica dentro da bexiga, que é uma droga que consegue impedir a contração da bexiga e acaba promovendo o alívio nos sintomas.
Nós sempre recomendamos que você procure um médico, procure o tratamento, e isso pode melhorar bastante. Você pode obter o alívio dos sintomas. É muito obrigado.
Fonte: Bexiga Hiperativa? Veja o que fazer! por UROWAY UROLOGIA