Pular para o conteúdo

Como Tratar a Tendinite dos Tendões Fibulares: Causas, Sintomas e Tratamento


Olá! Meu nome é Rafael Botelho e sou Ortopedista e traumatologista. Meu foco é em pés e tornozelos, e se você está sentindo dor na região do póstero-lateral do pé, que é mais a parte de fora, logo atrás desse ossinho que chamamos de proeminência óssea, essa dor pode ser sinal de uma doença que chamamos de tendinopatia dos tendões fibulares.
Todo músculo do nosso corpo é composto por duas partes: a primeira parte é o ventre propriamente dito, e a segunda parte dessa estrutura, semelhante a uma corda com alguma elasticidade, é o tendão. Esses tendões podem inflamar e causar a tendinopatia. No caso específico dos pés, existem dois tendões fibulares que passam pela região póstero-lateral e essa dor sugere uma lesão nesse tendão.
Existem basicamente três causas para essa doença: alterações na Pisada, atividades físicas extenuantes e causas anatômicas, que são alterações específicas na região do pé. A dor é bem localizada nessa região e piora durante a atividade física. Para confirmar o diagnóstico, é fundamental procurar um médico ortopedista especializado em pés e tornozelos, que irá fazer o exame clínico e solicitar exames de imagem, como radiografias, ultrassom ou ressonância magnética.
O tratamento inicial inclui exercícios de fortalecimento dos tendões fibulares, mudança de calçados e atividades físicas temporariamente, além de utilização de palmilhas corretivas para corrigir a Pisada. É importante fazer o acompanhamento com o ortopedista, pois em alguns casos mais graves pode ser necessário o tratamento cirúrgico.
Fonte: Tendinite dos Tendões Fibulares. por Dr Rafael Botelho – Cirurgião de Pé e Tornozelo