Pular para o conteúdo

Tendinite no ombro: causas, sintomas e tratamento


Olá pessoal, tudo bem com vocês? No vídeo dessa semana, vamos conversar sobre tendinite. Mas antes de iniciar esse assunto muito interessante, muita gente que está me assistindo agora não tem conhecimento sobre o que de fato é a tendinite. Então, nesse vídeo, vamos conversar sobre isso. Eu vou explicar para vocês o que é a tendinite, o que causa e o que devemos fazer para tratar essa dorzinha tão chata que acomete as articulações.
Para começar, é importante deixar bem claro que a tendinite é uma inflamação que afeta as articulações, mais especificamente os tendões que seguram o músculo e o osso. Quando está inflamada, essa região gera uma dor lancinante e matou pontual onde as pessoas se queixam muito, sendo uma dor muito complicada de lidar.
Existem vários fatores que podem causar a tendinite, como atividade física em excesso e lesões repetitivas, por exemplo. É importante lembrar que a tendinite tem tratamento, e os principais são medicamentos, fisioterapia e, em alguns casos, a cirurgia. A fisioterapia pode ajudar no alívio da dor com massagens miofasciais, uso de ultrassom e laser, e a crioterapia, que é uma terapia com compressas frias, um anti-inflamatório natural.
É importante ressaltar que a tendinite tem tratamento, mas não deve ser deixada chegar na fase crônica, e sim buscar o tratamento logo no início dos sintomas, como dor, dificuldade de movimentação, dentre outros. Além disso, é fundamental não realizar atividades que gerem dor, imobilizando a região afetada para que ocorra a reabilitação.
Outra informação importante sobre a tendinite é que ela pode gerar afastamento de atividades laborais e até mesmo aposentadoria. Por isso, é necessário fazer todo um processo para verificar se a dor é incapacitante para a realização das atividades diárias.
Para aliviar a dor da tendinite, uma dica importante é a aplicação de gelo por 20 a 30 minutos na região afetada. Mas lembre-se que é fundamental procurar um fisioterapeuta para ele pedir os exames complementares e traçar o tratamento adequado.
Espero que esse vídeo tenha sido útil para você que está passando por esse problema, tanto profissionais da área quanto não profissionais. Lembre-se que a tendinite tem tratamento, e que é importante buscar ajuda logo no início dos sintomas.
Não se esqueça de seguir o meu trabalho no Instagram, buscando o perfil @fisiot.med.clinic, e de se inscrever aqui no canal. Até o próximo vídeo!
Fonte: Tendinite no ombro: o que é, sintomas e tratamento – Por Luzitânia Souza por Luzitânia Souza