Pular para o conteúdo

Como reverter perda de memória com mudança na dieta


Antes de assistir o vídeo, se inscreva no canal do Natureba. Clique no botão se inscrever e depois no sinal de sino. Assim, você sempre será informado de vídeos novos e terá acesso a tudo.
Segundo pesquisas, o número de idosos no mundo está crescendo a cada ano e, com a expectativa de vida cada vez maior, também são maiores as chances dessas pessoas desenvolverem doenças relacionadas à demência, como por exemplo, o Alzheimer.
Conforme os anos vão passando, os neurônios vão se degenerando, afetando a memória, o raciocínio, a linguagem e até mesmo o comportamento. Porém, é possível retardar esse efeito com hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas, dormir bem e ter uma boa alimentação.
De acordo com pesquisas da Universidade da Califórnia, você não precisa esperar dez anos por um remédio que irá chegar ao mercado para começar a tratar a doença. Você pode começar hoje mesmo fazendo algumas mudanças em sua dieta.
Uma dieta contendo compostos naturais pode reverter os sintomas associados ao Alzheimer em camundongos que foram geneticamente modificados para desenvolver a doença. As descobertas que foram focadas em componentes contidos no chá verde e nas cenouras reforçam a ideia de que certos componentes fitoterápicos disponíveis de forma natural podem reduzir a inflamação dos neurônios e o stress oxidativo do cérebro, elementos-chave da doença.
Os cientistas analisaram dois compostos, um deles presente no chá verde e outro que é encontrado em cenouras, tomates, arroz, trigo e aveia. Durante três meses, os ratos saudáveis e os com sintomas de Alzheimer foram divididos em grupos onde eles consumiram esses componentes.
Os autores chegaram à conclusão realmente impressionante, pois os camundongos que ingeriram os componentes presentes no chá verde, cenouras e outros alimentos restauraram completamente sua memória. Além disso, o grupo que tinha doença foi capaz de realizar atividades neuro psicológicas tão bem quanto o grupo saudável.
De acordo com os pesquisadores, as substâncias encontradas nesses alimentos impedem que certas proteínas se dividam, pois em excesso no cérebro, elas são responsáveis por prejudicar a atividade neural. Segundo eles, esse tratamento será explorado com mais profundidade, mantendo o foco principalmente em substâncias derivadas de plantas.
Gostou da ideia e não sabe por onde começar para turbinar sua dieta? Comece incluindo boas gorduras, frutas, vegetais, sementes e grãos integrais. Veja alguns exemplos:
– Azeite de oliva: contribui para o controle do colesterol e possui ação antioxidante e anti-inflamatória;
– Nozes: fonte de fibras, ômega 3 e selênio, poderoso anti-inflamatório natural;
– Salmão: rico em proteínas e ômega 3, contribui para a saúde cardiovascular, auxiliando no bom funcionamento da memória;
– Grãos integrais: as fibras auxiliam no funcionamento do intestino e estão diretamente ligadas ao cérebro.
Agora você já sabe quais itens colocar na sua alimentação para auxiliar na prevenção e no tratamento do Alzheimer. Interessante, não é mesmo?
Você tem alguma dica ou sugestão de um assunto que ainda não conhece e queira conhecer? Deixe nos comentários do vídeo! Iremos adorar procurar saber mais sobre o assunto e assim poder compartilhar com vocês.
Se você gostou do vídeo, curta e se inscreva no canal. E não deixe de compartilhar com seus amigos. Até o próximo vídeo.
Fonte: Perda de Memória Pode Ser Revertida Mudando Sua Dieta, Veja Como por Natureba