Pular para o conteúdo

Como lidar com suas estrias: um guia completo

Um Papo Sobre Estrias

por Gurgel (com tradução de Alexandre Ramos)

Hoje vamos falar sobre estrias e mostrar que todo mundo tem algumas delas no corpo. Antes de começarmos, porém, preciso dizer algumas coisas. Recentemente, recebi um email de uma seguidora de 12 anos de idade que acabara de ter sua primeira menstruação. Ela disse que o corpo dela mudou muito e que sua mãe estava apontando todas as estrias, dizendo que eram marcas horríveis. A garota não sabia o que fazer, se devia aceitar as estrias ou tentar se livrar delas. Infelizmente, essa é uma situação comum para muitas mulheres.

Estrias são marcas que aparecem no corpo devido a mudanças corporais, como crescimento, gravidez ou ganho/perda de peso. É comum que os corpos das mulheres tenham estrias, já que o processo de perda/ganho de peso é uma constante em nossas vidas. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Washington, 90% das mulheres grávidas em todo o mundo estão propensas a desenvolver estrias na barriga e nos seios, enquanto 70% das mulheres que já engravidaram ou que não engravidarão tão cedo também terão estrias.

Além disso, existe um tipo de estria causada pela Síndrome de Cushing, uma doença rara que ocorre quando os níveis de cortisol no sangue estão elevados. No entanto, se você fizer uma rápida pesquisa no Google por “estrias” ou “stretch marks”, encontrará perguntas sobre o procedimento mais eficaz para removê-las, como acabar com elas, qual é o melhor creme, etc. São links que induzem a pensar que as estrias são horríveis e que precisamos nos livrar delas imediatamente.

Quem ganha dinheiro com isso? A indústria do Photoshop, das empresas que vendem produtos para melhorar a aparência das estrias e que se aproveitam de nossa insatisfação para vender soluções que não funcionam. Isso é alimentado pelo discurso de que as estrias são marcas horríveis e vergonhosas. Muitas mulheres acreditam nisso e se sentem envergonhadas e incapazes de mostrar seus corpos.

O que essas mulheres precisam entender é que a história do corpo delas é a história de suas vidas. É bem possível e normal que você não goste das marcas. Eu mesmo tenho várias estrias, nas costas, no peito e na barriga. Quando apareceu uma estria na minha barriga que nunca havia visto antes, eu me senti confuso e envergonhado. Mas com o tempo aprendi a aceitar essas marcas e não deixar que afetem minha autoestima.

Por mais que existam tratamentos que possam reduzir um pouco a aparência das estrias – nada fará com que elas desapareçam completamente. Elas são como cicatrizes na pele. O que podemos fazer é lidar com elas, aprender a respeitá-las e aceitá-las como a história de nossos corpos e vidas.

O discurso de que as estrias são horríveis e vergonhosas é passado de geração em geração e reforçado pela mídia e pelas pessoas próximas a nós. Mas é possível desconstruir isso e aprender a amar nossos corpos e todas as suas marcas e histórias.

Lembre-se sempre: a pele com estrias é uma pele viva e saudável que conta a história de sua vida. Não tenha medo de olhar para suas estrias e aceitá-las como parte de si mesmo.

Se você gostou do vídeo, não se esqueça de se inscrever no canal, assistir outros vídeos e acompanhar todas as novidades. Até a próxima!

Fonte: TOUR PELAS MINHAS ESTRIAS por ALEXANDRISMOS