Pular para o conteúdo

Como lidar com o citomegalovírus na gestação?


Olá pessoal! Meu nome é Gabriela Alves, tenho 25 anos, sou casada há aproximadamente 8 anos, e mãe da Manu de 1 ano e 4 meses. Hoje eu vim falar para vocês sobre os sintomas do vírus citomegalovírus (CMV) na gestação da Manu.
Primeiro, gostaria de deixar claro que este é apenas um depoimento, não sou formada em nenhuma área da Medicina e tudo que eu vou falar aqui é baseado na minha experiência pessoal e nas informações que eu recebi. Cada pessoa é única e cada gestação é única, então, este é só o meu relato.
Quando descobri que tinha adquirido o vírus na gestação da Manu, fiquei extremamente desesperada. Quando recorri à internet, só vi depoimentos ruins e isso me deixou ainda mais preocupada. No entanto, antes da gestação da Manu, eu tive uma gestação que acabou em aborto espontâneo com três meses, mas todos os exames estavam ok. Após a perda da gestação, o médico me receitou ácido fólico por três meses e, após esse período, parei com o anticoncepcional e tentei engravidar novamente. Assim, engravidei da Manu.
Logo que descobri que estava grávida da Manu, fui ao médico e ele pediu uma bateria de exames de pré-natal, mas não pediu o exame para detectar o vírus CMV. No segundo trimestre, quando estava aproximadamente com 15 semanas, ele pediu outra bateria de exames e, nessa bateria, foi detectado que eu havia contraído o vírus e que ele estava ativo no meu organismo.
Fiquei completamente desesperada. O CMV é um vírus que é transmitido pelo compartilhamento de copo, espirro, tosse e o meu médico falou que é mais comum na gestação, pois a maioria dos adultos já teve contato com esse vírus. No entanto, durante a gestação, ele pode ser perigoso para o bebê e provocar uma série de complicações.
Fiz acompanhamento do pré-natal, exames de translucência nucal e outros exames, e graças a Deus, todos os exames foram positivos. Manu nasceu saudável com 3kg e graças a Deus não teve complicações. Hoje ela está com 1 ano e 4 meses, saudável e correndo pela casa.
O meu relato é para falar que, sim, eu tive o vírus CMV na gestação, e sim, é perigoso, mas tomei todos os cuidados necessários e deu tudo certo. Se você é uma mãe que está passando por isso, deixe o seu relato nos comentários para ajudar outras mães. Se você não é uma mãe, mas conhece alguém que está passando pela gestação e contraiu o vírus, compartilhe este vídeo para alertar e conscientizar sobre os cuidados necessários durante a gestação.
Lembre-se de que todo cuidado é pouco, principalmente agora, em momentos de pandemia, como o atual. Tomar as precauções necessárias pode evitar muitos problemas.
Fonte: Citomegalovírus na Gestação da Manuela !! por Gabriela Alves