Pular para o conteúdo

Como lidar com menstruação prolongada de forma eficaz.

Como diminuir sangramento menstrual excessivo

Oi, meu nome é Loretta, sou ginecologista e obstetra. Hoje vamos falar sobre um assunto que acaba atrapalhando a vida de toda mulher: sangramento menstrual excessivo.

Isso é um perrengue para qualquer mulher, você coloca o absorvente e começa a vazar, é um problema. Mas esse não é o maior problema, sabe qual é? Anemia, que vem depois. Então, sempre que o fluxo aumenta, você precisa saber o porquê isso mudou.

Sempre precisa ter um ultrassom para ver se o tecido que menstrua, que a gente chama de endométrio, está do tamanho adequado. Se não está, pode ter um pólipo, uma carne esponjosa lá dentro, ou um mioma. Pólipo e mioma são causas de indicação cirúrgica para diminuir fluxo menstrual. Se não tem mioma, não tem pólipo, a priori o tratamento é medicamentoso, porque existe um erro de menstruação.

Na ginecologia, a gente tem um guia de passos que nos orientam nesse sentido. O primeiro passo para diminuir sangramentos é ter anti-inflamatório. Usamos um anti-inflamatório do primeiro ao terceiro dia da menstruação e ele ajuda na cascata da coagulação e diminuir fluxo menstrual. Impressionante, né? Um remédio que é para dor e esse remédio para dor, como efeito colateral, diminui o sangramento uterino.

Outros tratamentos concentram-se em fazer com que esse tecido caia todo de uma vez. A forma de menstruar é o que derruba tudo de uma vez e durar tantos dias, começa a derrubar de forma lenta. Então, o ciclo menstrual fica muito longo e isso tem repercussão além do volume. Um dos tratamentos também pode ser o uso de progesterona na segunda fase. Lembre-se que todo ciclo menstrual é composto de duas fases: a primeira fase, onde os “tijolinhos” crescem, e a segunda fase, onde derruba tudo de uma vez.

Como diminuir o fluxo? O anticoncepcional é independente da sua idade e pode ser uma opção. O DIU endoceptivo vai liberar aquela progesterona que você tomava e essa progesterona vai atrofiando esse tecido que menstrua, diminuindo o fluxo. Muitas pessoas colocam o DIU achando que vão parar de menstruar, mas se você diminui o fluxo em 70%, resolverá uma grande gama de problemas.

Outra alternativa é usar a gestrinona, que é um progestágeno de alta potência para atrofia endometrial de uso vaginal ou subdérmico, embaixo da pele. A última alternativa é retirar o útero, porque às vezes, a pessoa menstrua tanto e não respondeu a nenhum tratamento clínico.

Algumas pessoas ainda fazem uma técnica que a gente chama de ablação do endométrio. É uma histeroscopia e estereoscopia. Você entra com uma fibra ótica aqui, voutroca com a fibra ótica e ela tem como uma faquinha. Você tira esse tecido, diminuindo esse tecido e diminuindo o fluxo também.

Há muitos tratamentos que a gente faz para diminuir o fluxo, desde tomar anti-inflamatório até cirurgias ou colocar o DIU. Cada paciente pode ajudar seu médico a escolher qual método é mais conveniente. Espero que vocês tenham gostado. Deixa o seu like e a gente se vê no próximo problema.

Fonte: Menstruação prolongada: o que fazer? por Dra. Loreta Canivilo