Pular para o conteúdo

Como evitar a cistite em 7 passos.

Doutora, muitas mulheres sofrem com cistite frequentemente. Mas, antes de falar sobre como evitá-la, é importante entender o que é a cistite. Ela é o nome dado aos processos inflamatórios ou infecciosos da bexiga, também chamados de infecção urinária baixa, sendo mais comumente causada por bactérias. A mais comum é a Escherichia coli, um habitante natural do intestino tanto de homens quanto de mulheres. Estima-se que em torno de 50% de todas as mulheres terão algum episódio de cistite ao longo de suas vidas, e isso pode ser ainda mais comum em mulheres sexualmente ativas.

O atrito causado pela relação sexual é a principal causa para disparar as crises. Não precisa ser aquela noite tórrida de amor. Isso acontece porque o atrito é capaz de causar microtraumas na região da uretra, o que facilita a ascensão das bactérias. Lembre-se de que a uretra é um pouco mais curta na mulher e fica localizada bem próxima da entrada da vagina, o que ajuda muito na contaminação. Mas o que você pode fazer para diminuir a sua chance de ter cistite?

  • Fazer xixi depois da relação sexual, principalmente dentro dos cinco primeiros minutos após a relação;
  • Beber bastante água, pois ajuda na função urinária;
  • Cuidado com as práticas sexuais, principalmente com a alternância do sexo anal e vaginal, porque isso pode aumentar as suas chances de ter infecção urinária de cistite;
  • Cuidar sempre da sua higiene íntima;
  • Usar sempre preservativos em suas relações sexuais;
  • Nunca permitir o início de uma penetração vaginal enquanto você estiver se sentindo mais ressecada.

Mas se você fizer tudo certinho e ainda estiver com esse tipo de problema, ainda tiver crises de infecção urinária baixa, é hora de procurar um ginecologista para investigar o problema. Existem outras causas que podem levar a isso, mas é preciso pesquisar. Saiba que tem solução e tratamento. Procure ajuda médica.

Fonte: 7 passos para evitar a Cistite por Dra Mariana Maldonado