Pular para o conteúdo

Como ajudar seu filho com hipersensibilidade auditiva

Como ajudar crianças autistas com hipersensibilidade auditiva? Eu sou Carlaulliane, fonoaudióloga e coach de mães, e vou tirar essa dúvida para você. Um dia você, que é pai ou mãe de uma criança autista, já deve ter presenciado desta cena: na hora dos Parabéns, a criança tapou os ouvidos e ficou irritada com o barulho. Hoje eu vou trazer 3 dicas práticas que vão ajudar você a ensinar seu filho a lidar melhor com esses ruídos de forma menos dolorosa.

  1. Ensine sobre a origem do som: Mostre a ele de onde vem o som. Se é do liquidificador, leve-o até a cozinha e faça um suco junto com ele. Claro que o liquidificador é perigoso e ele não deve usá-lo sozinho, mas pode ficar ao seu lado e ver você fazendo um suco. Depois vocês vão beber juntos. O aspirador de pó e o secador de cabelo também são objetos que fazem ruído. Mostre para a criança para que serve cada um e como usá-los. Se ela ainda se irritar com o som, você pode gravar e depois mostrar o som mais baixo, para que ela vá se acostumando aos poucos com aquele som.
  2. Antecipe: Depois de mostrar a origem do som e dizer para que serve o objeto, avise seu filho que você vai ligar o liquidificador, por exemplo, para que ele possa se preparar e não tomar um susto ficar sem saber o que fazer e incomodado com aquele barulho ensurdecedor.
  3. Use fones de ouvido: Quando não houver controle sobre o ambiente em relação ao barulho, é importante ter um fone de ouvido. Existem fones de ouvido simples e os mais modernos com abafadores eletrônicos como o do personagem da série FICO, que sempre usava um em lugares muito movimentados para se proteger do barulho. Um fone de ouvido pode fazer toda a diferença.

Importante ressaltar que é necessário passar por uma avaliação com o terapeuta ocupacional que trabalha com a integração sensorial para saber como ajudar melhor a criança autista com hipersensibilidade auditiva.

Espero que essas três dicas tenham ajudado. Se você gostou, deixe um like, mande um oi aqui nos comentários e envie seu nome e relação com o autismo para receber mais dicas toda semana.

Fonte: Hipersensibilidade Auditiva: Como Ajudar seu Filho por Carla Ulliane