Pular para o conteúdo

Como ajudar seu filho a se recuperar de resfriados, dor de garganta e ouvido?

Infecções na Infância

Você tem muito resfriado, muita dor de garganta e muita dor de ouvido em sua casa? Então vem comigo que vamos conversar sobre isso.

Gente, essa questão de infecções na infância é muito recorrente no consultório. Muitos pais, mães e cuidadores vêm até a gente, os pediatras, para falar sobre isso. “Ai, é infecção, tô com medo de uma pneumonia, tem algum problema?”. Aqui mesmo no canal do Facebook e do YouTube, quantas perguntas eu recebo nesse sentido, porque é muito comum. Você sabia que a criança no primeiro ano de vida ela tem em torno de 8 infecções por ano e isso é normal? Que se essa criança frequenta a creche, esse número pode aumentar 2 infecções por ano? Então, imagina 12 infecções por ano, que é a média, uma infecção por mês. Esses quadros eles giram em torno de 7 a 10 dias pegando no máximo.

Então, que são 12 infecções, dez dias, porque dá isso, gente? Olha só, a cada mês eu tenho 10 dias com quadro infeccioso, 20 dias saudáveis, dez dias com quadro infeccioso, 20 dias saudáveis e assim sucessivamente. Qualquer sensação dos pais, dos cuidadores, “esse menino vive doente”, “é um problema de imunidade, vamos correr atrás disso”, mas não necessariamente é isso que está acontecendo. Muitas vezes é só a questão mesmo adaptativa da criança, porque o sistema imunológico dela está em desenvolvimento. Então, o contato com o vírus e bactérias que nós adultos não gera doença na criança menor, pode gerar um quadro. Então, ela tem mais infecções, mais frequentes.

Mais uma coisa muito importante é a gente pensar que essas infecções elas são distribuídas assim certinhas, né? Doze infecções, uma a cada mês, de forma regular. Isso não pode acontecer. Os meses virem 45 infecções e aí faz entrar em desespero, “meu Deus do céu, o que está acontecendo com o meu filho? Acabou de tomar antibiótico agora a criança já resfriou, o que a gente vai fazer? Esse menino é porque não está cuidando direito, porque aconteceu isso?”. Não é porque a frequência de infecção é alta mesmo no primeiro ano de vida da gente. Então, a gente tem que ter muita calma, muita tranquilidade, sempre ir ao médico, sempre falar com médio desses fatos. Os nossos filhos estão apresentando, lembrando que 80% das infecções no primeiro ano de vida elas são virais. Então, aquela história “é uma virose”, assim é uma virose porque o que eles têm muitas infecções no ano e a maioria dessas infecções são virais.

Então, a gente tem que ter muita tranquilidade, um bom acompanhamento médico, alimentar bem nossos filhos, dar muito amor, muito carinho e ser feliz!

  • Tenha calma e tranquilidade;
  • Busque ajuda médica;
  • Alimente bem seu filho;
  • Dê muito amor e carinho.

Até mais, obrigada!

Fonte
Seu filho vive doente? RESFRIADO, DOR DE GARGANTA, DOR DE OUVIDO… por Dra. Fabi Mendes