Olá pessoal, tudo bem? Meu nome é Cláudio Mousse, sou urologista e estou aqui para conversar com vocês sobre mais um tema da urologia: o epidídimo.
O epidídimo é um órgão em forma de serpente que se encontra na face posterior do testículo. Os espermatozoides passam um tempo ali amadurecendo e depois sobem e vão lá para a uretra.
Às vezes, esse epidídimo sofre pequenas dilatações que nós vamos dar o nome de cistos. Este é geralmente benigno e assintomático.
Esses cistos podem crescer e ficar bem grandes, e se ele ficar com mais de dois centímetros, nós vamos chamar de espermatocele. O que vai diferenciar basicamente a espermatocele do cisto no epidídimo é o tamanho: a espermatocele é grande, mais de 2 cm.
Como é que faz o diagnóstico? O diagnóstico inicialmente é clínico. O médico pode palpar o cisto no epidídimo, que geralmente está na porção cefálica do epidídimo, na cabeça do epidídimo ou na parte superior do epidídimo, e solicita uma ultrassonografia escrotal para afastar a possibilidade de ter a livre uma epididimite, uma hidrocele ou um tumor.
Se o cisto for pequeno e assintomático, apenas se acompanha. Ele não incomoda e não dói. Se o cisto for grande, pode estar provocando dor.
De uma maneira geral, não há necessidade de nenhum tipo de tratamento. Apenas se faz uma conduta expectante e observa-se esses cistos.
Ok pessoal, até o próximo vídeo. Tchau!
Fonte: Cisto de epidídimo e espermatocele por Dr. Claudio Mussi – Urologista