Pular para o conteúdo

Cisto de Naboth: causas, sintomas e tratamentos


Olá, eu sou o Dr. Fabiano e meu pai e eu temos um canal. Hoje, vou explicar uma dúvida muito comum em relação a um achado no exame de ultrassom transvaginal, conhecido como “Cisto de Naboth”. O que é isso? É uma alteração que representa algum problema para a mulher? Vou falar sobre isso e acabar com todas as dúvidas.
Logo após a menarca, ou seja, quando a mulher começa a menstruar e produzir seus hormônios, um tecido chamado endocervical se exterioriza no colo do útero. Antigamente, no início, esse tecido era estratificado, cheio de camadas, que ficavam por fora do útero e no canal do colo do útero e um tecido glandular, formado por glândulas, ficava por dentro do colo. Com a mudança do pH vaginal devido ao aumento dos hormônios, o tecido glandular se exterioriza e fica exposto ao meio vaginal que é mais ácido.
Esse tecido glandular tem apenas uma camada de células, tornando-o muito frágil. A acidez vaginal faz com que esse tecido fique o tempo todo sob estresse, o que faz o organismo se defender formando outro tipo de tecido por cima dele, chamado de metaplasia escamosa. Essa mudança de tecido faz com que o tecido frágil saia do colo do útero, e em seu lugar, formam-se outras camadas mais resistentes e duráveis.
O tecido glandular que fica por debaixo do tecido metaplásico continua produzindo secreção, porém, devido à falta de uma via de escape adequada, essa secreção pode ficar acumulada, formando aquilo que, à ultrassonografia, é chamado de “Cisto de Naboth”. Essa alteração é benigna e, portanto, não representa um problema. É apenas uma alteração normal decorrente da metaplasia escamosa.
O “Cisto de Naboth” não é uma alteração que exige cirurgia ou outro tipo de intervenção. Ele é apenas um achado normal e você não precisa se preocupar caso ele seja visto em seu ultrassom. É importante destacar que o tecido metaplásico é mais frágil, e existe uma maior predisposição a ser afetado pelo Papilomavírus Humano (HPV), que pode levar ao câncer de colo do útero. Por isso, é importante que as mulheres se imunizem contra o HPV e realizem o exame preventivo regularmente.
Espero ter esclarecido essa dúvida e, caso você encontre um “Cisto de Naboth” em seu exame de ultrassom transvaginal, não se preocupe, trata-se de uma alteração normal e benigna que não representa um problema.
Fonte: O QUE É CISTO DE NABOTH? por Fabiano Novais