Pular para o conteúdo

Cirurgia de fimose infantil: qual é a idade mais indicada?

Quando é que o seu filhinho deverá realizar a cirurgia de fimose?

Olá, gente! Me chamo Lucas Felipe, sou médico urologista da cidade de Concórdia, no estado de Santa Catarina. Nesse vídeo, nós vamos comentar quando que o seu filho deve realizar a cirurgia de fimose.

Antes de continuar assistindo esse vídeo, inscreva-se agora no meu canal do YouTube, Top de O Lojista, e não se esqueça de ativar as notificações.

A presença de fimose, principalmente em crianças, é uma procura bastante grande nos consultórios tanto de cirurgiões pediátricos quanto de médicos urologistas. Isso porque o pai ou a mãe, ao ver o seu filho, não consegue abrir a cabecinha do pênis corretamente e fica muito preocupado com essa situação, acabando por procurar um médico urologista ou cirurgião pediátrico para que os mesmos avaliem essa situação.

A boa notícia é que a grande parte dessas dificuldades de exposição da cabecinha do pênis (a glande peniana) se resolvem de maneira espontânea. Esses são os casos nos quais chamamos que nós dizemos que essa patente sem aquela fimose fisiológica. O que é isso? É uma filosofia que ela vai mesmo aparecendo à medida que o pênis desse menino vai aumentando de tamanho e que as ereções desse garoto fiquem cada vez mais fortes, cada vez mais vigorosas, à medida que ele vai crescendo e vai aumentando a sua e da.

Entretanto, existem alguns casos nos quais essa fimose ela não vai conseguir desaparecer espontaneamente e é nesses casos de fimose secundária ou fimose patológica é que o médico vai ter que intervir cirurgicamente. Nesses casos, o que que pode gerar esse quadro dessa fimose patológica? Essa fimose patológica ela é proveniente de uma inflamação crônica na pele do prepúcio (essa pele que recobre a cabecinha do pênis). Essa pele, se cronicamente inflamada, ela vai gerar o que ela vai ficar dura, ela vai ficar uma pele não flexível e essa pele dura, essa pele não flexível, gera um quadro de fibrose e essa fibrose, deixando essa pele com aspecto de um couro endurecido, vai impedir o solitário que essa criança e foi a adequadamente a glândula do seu pênis.

Nesses casos de fimose patológica, a realização da cirurgia da fimose sempre é necessária porque não adianta você mesmo passar pomada ou tentar e esperar a resolução espontânea nesse caso, porque o problema não se resolverá de maneira espontânea nessas situações.

Quais são as outras indicações que fazem com que essa criança tenha que, impreterivelmente, realizar a cirurgia de fimose?

São a presença de quadros de infecção urinária por conta dessa fimose do paciente. Então, o paciente tem essas infecções urinárias de maneira repetitiva por conta da dificuldade de expor adequadamente a cabecinha do pênis. Muitas vezes a fimose é tão intensa que fixam jato urinário muito fininho e essa dificuldade da criança em conseguir fazer xixi é responsável por esse quadro de infecções urinárias nesse garoto. Portanto, nesses casos, a cirurgia de fimose tem que ser feita o mais precocemente possível.

E, por último, que ainda podemos citar como uma situação que vai dizer que essa criança, esse garoto, tenha que realizar essa cirurgia de fimose é quando esse menino apresenta o que chamamos de balanopostite de repetição.

Como que acontece essa situação? As secreções que aquela porção que a cabeça do pênis vão sendo produzidas, elas vão se acumulando por baixo dessa pele do prepúcio e, como a gente sabe, a região do pênis é uma região muito cheia de bactérias e essa secreção acumulada que fica por baixo da pele do pênis, por esse menino não conseguir explorar adequadamente a cabecinha do seu pênis, essa secreção serve de alimento para que algumas bactérias possam se proliferar. E quando essas bactérias se proliferam de maneira desordenada e em grande quantidade, elas podem levar à inflamação dessa pele do pênis, fazendo com que o pênis fique vermelho e inchado em alguns casos. E nessa hora, quando essas balanopostites costumam se repetir de maneira muito acentuada por várias vezes, também é indicada realização da cirurgia de fimose para impedir que novos processos de inflamação dessa pele venham acontecer novamente.

Resumindo, as principais indicações para realização da cirurgia de fimose no seu filhinho são:

  • Fimose secundária ou fimose patológica. Essa fimose faz com que a pele do pênis do seu filho fique endurecida e pouco flexível;
  • Infecções urinárias de repetição decorrentes dessa dificuldade de expor adequadamente a cabeça do pênis;
  • Inflamações da pele do pênis que são balanopostites de repetição por conta da secreção que se acumula pela higienização inadequada do pênis desse menino.

Gostaria de agradecer a todos, inscreva-se no meu canal do YouTube, Top de O Lojista, e curta e compartilhe esse vídeo. Deixem suas dúvidas, críticas, comentários, sugestões. Um forte abraço de quem Deus e até o nosso próximo vídeo.

Fonte: Quando seu filhinho deve fazer a cirurgia de fimose por Toque de Urologista