Pular para o conteúdo

Cirurgia de drenagem no ouvido: tudo o que você precisa saber


A microcirurgia odontológica, também conhecida como timpanotomia para tubo de ventilação, é um procedimento médico comum que pode ajudar muitas pessoas que sofrem com catarro ou líquido preso no ouvido. Isso pode ocorrer naturalmente após gripes, sinusites e otites, ou ser causado por outros problemas, como desvio de septo, disfunção da tuba auditiva, hipertrofia de adenoides e rinite alérgica.
Quando o catarro não é absorvido naturalmente pelo organismo, pode ser necessário lançar mão de um procedimento para remover esse líquido do ouvido. Isso envolve a realização de um pequeno furo na membrana do tímpano, geralmente realizado com anestesia local ou sedação no bloco cirúrgico. Esse furo permite a remoção do catarro e, muitas vezes, a inserção de um tubo de ventilação na membrana timpânica.
Esse tubo, também conhecido como dreno, ajuda na ventilação do ouvido e evita que ocorra acúmulo de líquido novamente. Ele pode permanecer ali por um período de tempo que varia de um mês a um ano, e sua permanência é acompanhada pelo médico com exames de verificação. Ninguém pode ver o dreno externamente, pois só pode ser observado por um médico com o uso de um otoscópio.
Após o procedimento, o paciente deve tomar alguns cuidados para evitar infecções e outras complicações. É importante não molhar o ouvido e usar tampões de ouvido quando for mergulhar ou nadar. Também pode haver algum sangramento e um pouco de tontura, mas esses são riscos comuns em qualquer cirurgia. O risco de perda de audição é muito raro nesse tipo de cirurgia.
A microcirurgia odontológica é uma cirurgia muito realizada em locais onde há muitos casos de otite média com efusão. Ela traz muitos benefícios e pode resolver vários problemas do ouvido, sendo uma opção segura e eficaz para muitas pessoas.
Se você tem dúvidas sobre a cirurgia ou precisa de mais informações, deixe seu comentário abaixo. Não se esqueça de compartilhar este vídeo com seus amigos e familiares que possam se beneficiar deste procedimento.
Fonte: Cirurgia do dreno no ouvido. Saiba sobre ela. por Dra. Luciele Stochero- Otorrino