Pular para o conteúdo

Cirurgia de remoção de pólipo endometrial: tudo o que você precisa saber

Cirurgia para Retirada de Pólipo Endometrial

Um pólipo endometrial é um termo utilizado para determinar a proliferação de células no interior da cavidade uterina. Essas células constituem o que nós chamamos de endométrio, o tapetinho que reveste o interior do útero. Em todo mês, a mulher em idade reprodutiva tem um espessamento desse endométrio e o endométrio é eliminado junto com células sanguíneas, caracterizando o fluxo menstrual.

O pólipo endometrial é uma proliferação dessas células, formando pequenas protuberâncias no interior da cavidade uterina. Geralmente, não gera nenhum tipo de sintoma, mas algumas pacientes podem apresentar sangramento aumentado durante o fluxo menstrual, cólicas menstruais intensas e até mesmo quadro de infertilidade conjugal em decorrência da presença do pólipo endometrial.

  • Fatores de risco:
  • Idade
  • Uso da terapia de reposição hormonal
  • Sobrepeso e obesidade

No consultório médico, geralmente conseguimos identificar a presença dos pólipos endometriais por meio da realização de diversos exames, dentre eles o ultrassom transvaginal com Doppler, a histerossonografia e a histeroscopia.

Histeroscopia

A histeroscopia é um procedimento que pode ser realizado de forma ambulatorial no consultório médico ou em uma clínica de exames laboratoriais. Ela também pode ser realizada de forma cirúrgica, chamada de histeroscopia cirúrgica.

A histeroscopia diagnóstica não necessita de sedação e tem o principal objetivo de diagnosticar a presença do pólipo, avaliando a localização, o tamanho e o número de pólipos no interior do útero. Já a histeroscopia cirúrgica é um procedimento que tem finalidade terapêutica, ou seja, é um procedimento realizado em ambiente hospitalar, no qual a paciente é submetida a uma anestesia loco-regional e até mesmo sedação, e no qual é retirado o pólipo endometrial (polipectomia histeroscópica).

O tratamento padrão-ouro hoje do pólipo endometrial é a realização da histeroscopia cirúrgica. É um procedimento tranquilo, muito ginecologistas e obstetras estão habituados a realizá-lo e a taxa de complicações é extremamente baixa. Geralmente, a paciente interna logo de manhã, realiza o procedimento cirúrgico e recebe alta hospitalar após algumas horas.

É importante que a paciente retorne ao consultório 7 dias após a realização do exame para verificar o resultado da biópsia da peça cirúrgica que foi retirada e para avaliação médica de verificar que realmente está tudo bem.

Espero que vocês tenham gostado do vídeo de hoje. Nos vemos em breve.

Fonte
Tire suas dúvidas sobre a cirurgia para retirada do pólipo endometrial por Clínica BedMed