Pular para o conteúdo

Chás para Pedra nos Rins: Saiba se são eficazes e seguros.


Olá, tudo bem? Hoje vamos falar sobre chás e sua relação com pedras nos rins. Como urologista, posso afirmar que os chás podem ser tomados e são recomendados por seus efeitos diuréticos, que aumentam o volume de urina produzida pelo indivíduo, ajudando a prevenir a formação de cálculos renais. No entanto, é importante ressaltar que nem todos os chás possuem essa propriedade e que até o momento, não há estudos científicos bem desenhados para comprovar sua efetividade.
Alguns exemplos de chás que podem ajudar na prevenção de cálculos renais são o chá de abacateiro, chá de cavalinha, chá de chapéu de couro e chá de sofre de rim. Além disso, há um chá que se destaca pela sua comprovação científica, o chá de quebra-pedra, que diminui a concentração de cálcio na urina de pacientes que possuem esse mineral aumentado.
É importante destacar que os chás não são a solução definitiva para o problema e que é fundamental manter a hidratação adequada do corpo. Os chás são aliados na prevenção de cálculos renais e não possuem efeitos nocivos à saúde.
Espero ter esclarecido suas dúvidas. Se tiver alguma pergunta, deixe nos comentários. Até o próximo vídeo!
Fonte: Pedra nos Rins e os chás | Pode tomar? Dissolve mesmo a pedra? por Dr. Bruno Vedovato