Pular para o conteúdo

Cateter Duplo J: 10 fatos importantes sobre sua utilização na cirurgia de pedra nos rins

Cateter Duplo J – O que você precisa saber

Olá, eu sou o Dr. Tiago, médico urologista em São Paulo, e atendo diariamente há mais de cinco anos pacientes com pedra nos rins que necessitam do cateter duplo J. Neste artigo, irei explicar 10 coisas que você precisa saber sobre esse cateter.

O que é o cateter duplo J?

O cateter duplo J é um pequeno tubo de silicone em que uma ponta fica dentro do rim e a outra na bexiga. Existem diversos tamanhos de cateter, sendo o mais comum em adultos o de 26 cm de comprimento e 6 Fr de diâmetro.

Como é colocado o cateter duplo J?

O cateter é colocado através de um procedimento endoscópico, que é feito pelo canal da urina sem nenhum corte. Esse procedimento pode ser feito com anestesia geral, raquianestesia ou sedação, dependendo do caso.

Para que serve o cateter duplo J?

O cateter duplo J serve para manter a drenagem da urina pelo rim aberta após a remoção de pedras nos rins. Ele evita o inchaço do canal urinário, que pode levar a uma nova crise de cólica renal. Além disso, ajuda a drenar os fragmentos menores que possam ter ficado após o procedimento.

Quais os sintomas que o cateter duplo J pode causar?

O cateter duplo J pode causar uma sensação de querer urinar toda hora, devido à sua presença na bexiga. Também pode causar uma pressão nas costas, uma pontada leve na região da bexiga e um pouco de sangue na urina.

Por quanto tempo o cateter duplo J pode ficar?

O tempo médio que o cateter duplo J fica em cirurgias de pedra nos rins é de 7 a 15 dias. Se necessário, pode ficar até três meses. Porém, se precisar ficar mais tempo, é preciso trocá-lo para evitar obstrução e calcificação.

Qual a diferença entre o cateter com fio e o sem fio?

O cateter com fio tem um fiozinho amarrado na ponta que sai pelo canal da urina, e serve apenas para facilitar sua retirada posterior. Já o sem fio é retirado no consultório, sem a necessidade de anestesia, em um procedimento que não dói.

Como é retirado o cateter duplo J?

Existem duas maneiras de retirar o cateter duplo J. Se ele estiver com o fio externo, é retirado no consultório sem dor. Se estiver sem o fio, é necessário ir para o centro cirúrgico, com sedação e um aparelho com câmera para retirá-lo pelo canal urinário.

Existem restrições ao usar o cateter duplo J?

A principal restrição é não pegar peso ou fazer atividades físicas intensas, pois podem agravar os sintomas do cateter duplo J.

Pode ter relação sexual usando o cateter duplo J?

Se o cateter duplo J tiver com o fio externo, não é recomendado ter relação sexual, pois durante o ato pode ocorrer a tração do fio e o cateter sair. Porém, se o cateter for totalmente interno, não há problema em ter relação sexual.

O cateter duplo J pode causar febre?

Febre pode denotar uma infecção, portanto, se você estiver usando o cateter duplo J e apresentar febre, entre em contato com seu médico imediatamente.

Espero ter esclarecido suas dúvidas sobre o cateter duplo J. Caso tenha mais alguma pergunta, deixe nos comentários que responderei. E não deixe de conferir outros vídeos sobre procedimentos urológicos em nosso canal.

Fonte: Cirurgia de Pedra nos Rins: 10 coisas que você precisa saber sobre o cateter Duplo J no Rim. por Dr. Tiago Guirro – Urologista