Pular para o conteúdo

Caxumba: Saiba sobre o inchaço das glândulas salivares.

Caxumba – Sintomas, Tratamento e Prevenção

A caxumba é uma doença viral contagiosa que pode afetar pessoas de qualquer idade. No entanto, crianças de 2 a 12 anos que não foram vacinadas são as principais vítimas, especialmente nos meses de inverno e início da primavera.

Sintomas da Caxumba

A infecção viral caracteriza-se por um inchaço na lateral da bochecha. O problema provoca um inchaço doloroso da glândula salivar e a manifestação principal da doença é esse acometimento. Quando a salvar, a criança inicia um quadro febril de 24 a 48 horas e logo em seguida já começa a apresentar esse inchaço dessa região da água salina. É geralmente bilateral em 75% dos casos e pode ser unilateral no restante.

Alguns sintomas da caxumba incluem:

  • Quadro febril no primeiro dia;
  • Prostração;
  • Desânimo;
  • Temperatura alta;
  • Dor no local, principalmente ao mastigar;
  • Inchaço do volume das principais glândulas salivares afetadas pela doença.

Transmissão da Caxumba

A transmissão da caxumba acontece de uma pessoa para outra através de gotículas respiratórias que experimentamos ao espirrar, falar e respirar ou pelo contato com objetos contaminados. Assim, ao contratar outro organismo, o vírus se propaga. Após 12 a 24 dias, os sintomas começam a se manifestar.

Tratamento da Caxumba

O tratamento da caxumba é basicamente sintomático, não existe um antiviral específico para a doença. O tratamento é para os sintomas, como dor, com analgésicos e anti-inflamatórios. É importante evitar o convívio social durante pelo menos sete a dez dias para prevenir a transmissão.

Prevenção da Caxumba

A melhor solução para prevenir a caxumba é a vacina tríplice viral, que deve ser tomada no primeiro ano de vida, com a segunda dose aos seis anos de idade.

Para saber mais, acesse o site: www.vidaeacao.com.br/caxumba-sintomas-tratamento-e-prevencao/

Código:

Fonte
Caxumba provoca inchaço doloroso das glândulas salivares por Minha Vida