Pular para o conteúdo

Tratamento e dieta para Gota: Sintomas e cuidados.

Sintomas e Tratamento da Gota

A Gota é uma doença que se caracteriza por ataques repetidos de artrite em pacientes que apresentam níveis elevados de ácido úrico no sangue. A Gota é extremamente dolorosa e, se não for tratada adequadamente, pode levar a graves deformidades nas articulações e lesões nos rins.

Causas da Gota

  • Hiperuricemia é o principal fator de risco para o desenvolvimento da Gota.
  • Quando o paciente tem valores acima do limite considerado normal de ácido úrico no sangue, vemos que ele tem hiperuricemia.
  • Nem todas as pessoas que têm ácido úrico elevado no sangue vão desenvolver Gota, mas todo mundo que tem Gota tem níveis sanguíneos elevados de ácido úrico.
  • Alguns fatores aumentam o risco de uma pessoa ter Gota, como a obesidade, hipertensão arterial, trauma nas articulações, hábito de ficar longos períodos em jejum, o consumo frequente de bebidas alcoólicas, constante ingestão de alimentos ricos em purina e uso de medicamentos que aumentam o ácido úrico no sangue.

Sintomas da Gota

A principal manifestação clínica da Gota é a artrite, que se caracteriza por intensa dor, vermelhidão, inchaço e calor na articulação afetada. A Gota é classicamente uma monoartrite, ou seja, atinge apenas uma articulação em cada crise. As articulações mais acometidas pela Gota são as dos joelhos e as dos pés, principalmente o primeiro dedo do pé que é chamado popularmente de “dedão”.

O ataque de Gota é tão doloroso que algumas pessoas não conseguem nem sequer cobrir os pés na hora de dormir. O contato do lençol com a área inflamada já é suficiente para provocar uma dor excruciante. O ataque de Gota costuma durar uns poucos dias e depois desaparece espontaneamente. O intervalo entre a primeira e a segunda crise pode durar até dois anos. Se não for tratada, as crises de Gota começam a ficar mais frequentes e intensas, podendo até comprometer mais de uma articulação por vez. Ao longo dos anos, a Gota não tratada leva à formação de tofos nas articulações e na pele, o que com o tempo pode provocar graves deformidades.

Tratamento da Gota

O tratamento da Gota é dividido em duas partes: prevenção e tratamento das crises. Uma dieta pobre em purina é uma das principais armas contra a hiperuricemia. Quem tem ácido úrico elevado deve evitar alimentos que são ricos em proteínas, como miúdos, o salmão, a sardinha, o caviar, marisco, camarão, peru e bebidas alcoólicas, principalmente a cerveja.

Além da dieta, os pacientes que já tiveram pelo menos uma crise de Gota precisam tomar medicamentos para baixar os níveis sanguíneos de ácido úrico. O medicamento mais utilizado para isso é o Allopurinol, mas atenção: o Allopurinol é um tratamento preventivo. Se o paciente estiver tendo uma crise aguda de Gota, o tratamento deve ser feito com anti-inflamatórios ou corticoides. O Allopurinol só deve ser iniciado após a crise aguda ter sido controlada.

Com os níveis de ácido úrico bem controlados, o paciente pode passar vários anos sem ter uma crise e o risco de complicações torna-se muito baixo.

Se você quiser saber mais sobre a Gota e o ácido úrico, acesse os links de saúde que estão aqui embaixo na descrição do vídeo.

Até a próxima!

Fonte
GOTA – Sintomas, Dieta e Tratamento por MD.Saúde